O presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio),coronel PM Homero de Giorge Cerqueira, disse nesta sexta-feira (21) que a sua exoneração do cargo foi determinada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
“Ele me chamou e eu disse: ‘Não vou sair, estou fazendo o meu trabalho’. Diminuiu a quantidade de desmatamento nas unidades de conservação. Não muito, mas diminuiu. Temos conversado com ONGs, é um diálogo, mas a ciumeira infelizmente impediu (…) ele pediu para fazer o melhor trabalho nas condições que a gente teve”, afirmou Cerqueira em entrevista ao jornal O Globo.
O coronel negou que a exoneração tenha relação com as queimadas no Pantanal e disse que, o fato de se expor muito, incomodava Salles. Cerqueira disse ainda ao jornal que “se expunha muito”, algo que incomodaria Salles (foto). O diálogo com organizações não governamentais também não é bem visto pelo ministro, que sistematicamente as acusa de sujar a imagem do Brasil no exterior ao denunciar o avanço do desmatamento e das queimadas.