Guarapuava reabre aos poucos o comércio e obriga ao uso de máscaras

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, anunciou novas medidas para a redução de velocidade da propagação da Covid-19 e, ao mesmo tempo, retomada gradativa do comércio da cidade. A ação é uma iniciativa em parceria com as prefeituras de Ponta Grossa e Cascavel. As principais decisões estabelecidas no decreto nº 7842 preveem ainda a manutenção do distanciamento social, uso obrigatório de máscara para toda a população em espaços públicos e privados e a abertura intercalada do comércio, a partir desta segunda-feira (06).

“Durante essa semana discutimos esse decreto com uma comissão médica que nos ampara na decisão. E todos estão cientes de que, em caso de qualquer alteração no número de casos ou infectados, o decreto poderá ser modificado”, esclareceu o prefeito.

Fundamental para evitar a transmissão comunitária do Covid-19 e para manter o achatamento da curva de proliferação do vírus em Guarapuava, a administração mantém o distanciamento social, tornando-o obrigatório para pessoas com 70 anos ou mais, crianças, imunossuprimidos independente da idade, portadores de doença crônicas e gestantes e lactantes.

Para a população que, devido aos serviços essenciais, precise sair de casa, o novo decreto determina o uso massivo de máscaras. A partir desta segunda, passa a ser obrigatório o uso desse equipamento de proteção para embarque no transporte público coletivo, uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros) e aos demais aos estabelecimentos comerciais, como também para o desempenho de atividades em repartições públicas e privadas. As máscaras utilizadas podem ser feitas de forma caseira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da própria Prefeitura de Guarapuava, que disponibilizou um vídeo ensinando as pessoas a fazer e usar as máscaras.

“O uso de máscaras é obrigatório porque a OMS e o Ministério da Saúde verificaram que, em países onde se utiliza a mesma, há uma redução nos índices de transmissão da Covid-19”, completou Cesar Filho. (Da PMG).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui