“De um prefeito experiente como o senhor Rafael Greca esperávamos soluções mais criativas para vencer a crise. Afinal, aumentar impostos é a receita antiga de sempre e qualquer gestor pensaria em adotá-la. Acreditamos que as pessoas que elegeram o atual prefeito tenham depositado confiança em seu projeto, esperando justamente atitudes melhores que as de gestores quaisquer.”
É assim que termina a carta aberta “Mais impostos não” em que oito vereadores de oposição independentes de Curitiba protestam contra o aumento do IPTU proposto pelo prefeito e que está em regime de urgência para ser votado sob o rolo compressor da maioria fiel ao alcaide, sem dar tempo para discussão, aperfeiçoamento ou mesmo rejeição.
O projeto de lei prevê que nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 o valor do IPTU será reajusta aplicando-se a inflação dos últimos dois meses, acrescido em até 4% ao ano para imóveis edificados e em até 7% para os não edificados.
Diz o manifesto: “Considerando ser razoável a estimativa de uma inflação acumulada anualmente de 3%, depois de 4 anos isto resultaria em um aumento de 30% no IPTU de imóveis edificados e 45% para os não edificados.”
Os vereadores estranharam também um trecho da justificativa ao projeto assinada pelo prefeito: “…num futuro próximo, será necessária avaliação precisa e atualizada dos imóveis em todo o município, através de critérios consistentes…”
Diante disso, os vereadores observam: “Se uma avaliação precisa e baseada em critérios consistentes será realizada num futuro próximo, pode-se deduzir que a Planta Genérica de Valores (PGV) ora apresentada foi feita de forma imprecisa e baseada em critérios inconsistentes”.
Assinaram o documento os vereadores Euler de Freitas, Felipe Braga Cortes, Noêmia Rocha, Goura, Silberto, Josete, Marcos Vieira e Cacá Pereira.
Acabei de pagar 35 mil reais de ITBI ….um absurdo como o sistema publico detona o dinheiro arrecadado …
Governantes cabeças de bagre…so sabem aumentar impostos…nao tem culhoes pra demitir e arrumar a casa…
O custo Curitiba cada vez mais insuportável, decorrente da incapacidade de gestores ultrapassados. O aumento de impostos ou quaisquer aumento dos administradores atuais, sem antes rever processos, reengenharia administrativas, e acima de tudo os excessos burocráticos desnecessários emperram o crescimento e fontes de novas receitas resulta, entretanto, gestão temerária.
Os gestores estão no limite tanto material, quanto funcional para gerir nossa cidade e todas as demandas e o mais grave de tudo, com a mesma mentalidade de 1995.
Os aumentos geram reposição e inflação, cachorro correndo atras do rabo. Insisto, descentralizar atividades, transferir responsabilidades técnicas, e de planejamento definir setores regulatórios juntamente com os conselhos profissionais, e toda sociedade. Caso contrário seremos eterno reféns dos abusos e imposições daqueles que iludiram o povo, com falsas promessas.
Difícil de aceitar quando um dia a pessoa comenta e desanca os funcionários e parabeniza a administração, em razão da proposição que tramita na Cãmara sobre a revogação da Lei 8786/95, achando que ´há mordomia a uns privilegiados.
Esta dificuldade de entender essas pessoas fica mais fácil quando 1 dia após elogiar o prefeito sobre o caso da lei que fornece tratamento médico e medicamentos, vem a público hoje criticar veementemente outro ato do mesmo prefeito na mesma semana sobre valor do IPTU.
Isso mostra a incorência dos comentários.
Naquele anterior a senhora Catarina desancou os funcionários , como sendo uns privilegiados.
Agora muito provável que ela esteja reclamando por ter que pagar o IPTU mais alto.
Pois cara senhora, o IPTU corrigido nem chega neste patamar e servirá para atender seus pedidos,.
Este comportamento mostra que pimenta nos olhos dos outros é refresco e quando cai no nosso lombo nos reclamamos, não é dona Catarina.
Portanto pague e não bufe.
Eu votei no Fruet no primeiro e mandato e na segunda concorrência ao cargo, sabia muito bem que embora fale pouco é como em minas são os políticos, quanto menos falam, mais fazem. Aprendi a respeita-lo e hj admiro sua visão de desenvolvimento, realmente vc viisita cidades europeias com alta qualidade de vida e vê que suas práticas foram iniciadas ou incentivadas no governo daquele qs careca tímido. Respeitoso tanto ele quanto sua esposa, jamais roubou peças de arte , também fez malabarismo para não assaltar o bolso do contribuinte. Os postos de saúde e creches estavam impecáveis. Bom, eu vou me ferrar de q jeito, então aproveito para dizer para os eleitores do Greca: bem feito pra vc, da próxima estudem mais sobre cidades sustentáveis, sobre políticas públicas e sobre direitos sociais.
betinho fazendo escola…
Se a intenção do prefeito é nunca mais ser eleito, vai conseguir!