Deputados da base governista estão reunidos neste momento, já noite de terça-feira (26) com a governadora Cida Borghetti no Palácio Iguaçu. Buscam uma saída para a trapalhada em que o governo se meteu ao oferecer reajuste salarial aos servidores do Poder Executivo de apenas 1% a pretexto de romper o congelamento imposto pelo antecessor, Beto Richa, e em vigor desde 2016.
Os demais Poderes (Judiciário, Ministério Público, Defensoria…) que têm orçamentos próprios já decretaram que o reajuste para seus servidores será de 2,76%, índice igual à inflação dos últimos 12 meses. E já avisaram que não abrem mão deste “direito”. Os do Executivo passaram a se achar “menos iguais” e exigem o mesmo nível de reposição. Cida e seu secretário da Fazenda dizem ser impossível atender a reivindicação.
Tudo isto é resultado da TPE – Tensão Pré Eleitoral. Na ânsia de buscar bom relacionamento com o funcionalismo, a governadora Cida Borghetti acabou por conseguir exatamente o contrário. Os servidores já estavam conformados – ou quietos, pelo menos – com o que já lhes parecia sem solução – mas já que se falou em romper o congelamento, então por que não 2,76% para todos?
A TPE é um mal que aflige muito também os deputados. São eles que votam o projeto de reajuste e, claro, veem nisso a oportunidade de tirar proveito para conquistar simpatias e votos do organizado, combativo e numeroso contingente eleitoral representado pelos servidores públicos.
Está formado o impasse. Se a governadora tivesse ficado quieta no seu canto e, de cara, já dissesse que o congelamento já estava previsto e aprovado pelo orçamento que herdou do antecessor, o alvoroço não teria ocorrido. Foi um erro político que agora ninguém sabe como resolver.
Quando a esperteza é demais, acaba comendo o dono… A familia Borghetti-Barros, arrogante e imperial, não tem limites para a sua audácia que, levada ao extremo, acaba gerando resultados típicos de políticos adolescentes.Vale lembrar que dois tipos de políticos fazem besteira: os inevitavelmente inexperientes e os desgraçadamente autossuficientes.