Enquanto continua a greve de fome de um grupo de 47 professores na frente do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governo do Paraná informa que retomou as negociações com lideranças da APP-Sindicato após a desocupação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), segundo nota divulgada pela Secretaria da Educação e do Esporte (Seed). Os professores da rede estadual de ensino pedem a suspensão do edital aberto pelo governo para a contratação de profissionais pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Segundo a nota,um encontro com representantes da APP-Sindicato, realizado nessa quinta-feira, incluiu diversas pautas apresentadas pelos sindicalistas, especialmente em relação ao PSS para contratação de professores temporários para o ano letivo de 2021. “Um dos assuntos que avançou é a implantação do pagamento do salário-mínimo regional a todos os servidores do Estado que ainda não recebem o piso estadual. A implantação deve ocorrer em dezembro, em folha complementar, e o valor será retroativo a janeiro de 2020. Nova reunião sobre os diversos assuntos apresentados pela APP-Sindicato poderá ocorrer nos próximos dias”, diz a nota.
Compromisso – De acordo com a APP-Sindicato, na reunião realizada nessa quinta-feira, representantes da categoria, do governo e os deputados Hussein Bakri e Professor Lemos, fizeram mais uma rodada de debate sobre pautas pertinentes para a categoria. Na ocasião, o governo assumiu o compromisso de fazer a complementação de salários de funcionários(as) que recebem abaixo do mínimo regional. São R$ 77,00 de complementação no salário de quem recebe pouco mais de R$ 1000,00.
Ainda no encontro, os integrantes do governo assumiram o compromisso de realizar o concurso público, ampliando as 500 vagas que foram autorizadas até o momento. A APP-Sindicato solicitou ainda a prorrogação do contrato de 9 mil funcionários das escolas contratados pelo regime PSS, que poderão ficar desempregados em plena crise. O governo destacou também que será mantido o diálogos sobre o pagamento de progressões e promoções que estão congelados.