Foragido da Justiça, o primo-distante Luiz Abi Antoun recebeu no Líbano, onde está escondido há pouco mais de um ano, uma boa notícia: o ministro Gilmar Mendes, do STF, livrou-o da prisão temporária decretada contra ele pelo juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23.ª Vara Criminal Federal.
Luiz Abi é um dos réus da ação penal da Operação Integração e que, no início deste ano, levou à cadeia o ex-governador Beto Richa, o irmão dele, Pepe Richa, e os ex-secretários Deonilson Roldo e Ezequias Moreira. Todos estiveram recolhidos por um tempo à prisão – menos Luiz Abi, que, previdentemente, preferiu tomar o destino do Líbano.
Atendendo a um pedido da defesa, Gilmar Mendes revogou eventual mandado de prisão que ainda recai sobre Luiz Abi Antoun, estendendo a ele o mesmo benefício que havia concedido aos demais réus da mesma ação.
O salvo conduto permite que Luiz Abi Antoun deixe o esconderijo do Líbano – após se curar da tosse que o acometeu durante sua estada mediterrânea – para voltar sem medo para o Brasil.
Veja o teor completo da decisão de Gilmar:
abi solto
Vai voltar? e toda a grana que o Tico Tico mandou ele “investir” por lá? Como eh que fica?
Aguardem a delação. Vai ser se arrebentar.