Francischini anuncia que Curitiba terá Secretaria da Pessoa com Deficiência

O candidato Fernando Francischini (PSL) participou, nesta terça-feira (6), de um café da manhã na Federação Estadual das Instituições de Reabilitação no Estado do Paraná (Febiex). E aproveitou para anunciar que, como prefeito de Curitiba, vai criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Francischini se emocionou ao falar do filho Bernardinho, de 10 anos, que é autista. “Não vivo a realidade de pessoas com deficiência por manuais, eu vivo o dia a dia na minha casa. Essa não era a minha pauta política, que sempre foi mais vinculada à segurança e ao combate à corrupção. Mas, desde 2010, nossa vida mudou com a chegada desse anjo azul”, afirmou.

“Eu tenho um compromisso diferente dos outros candidatos com essa realidade. Impossível não trazer para a administração o que você vive no dia a dia”, reforçou Francischini.

Como deputado federal, Francischini foi o relator da lei do diagnóstico precoce de crianças com espectro autista, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional. E agora vai criar um sistema de atendimento e diagnóstico precoce também em Curitiba.

Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Francischini é presidente da primeira Frente Parlamentar das Pessoas com Autismo e outras Deficiências. Criou a lei do cinema adaptado para pessoas com deficiência em todo o Estado.

Francischini falou sobre a necessidade de ampliar o atendimento e da implantação de uma política pública consistente para pessoas com deficiência, crianças, jovens dependentes e todos que mais necessitam.

“Hoje, muitas entidades estão abandonadas ao relento. Precisa haver também menos burocracia. Só nos últimos dois anos eu perdi R$ 1 milhão em emendas minhas de Brasília que iriam para entidades e não foram por causa de tanta burocracia da FAS e vai e vem de papelada”, contou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Não tem vai e vem de papelada senhor, o que existe é um marco regulatório, uma lei que impede o repasse aleatório para entidades. A 13.019 exige edital de chamamento. Procure se informar melhor.

  2. Segundo a Constituição, todos são iguais perante a lei. Por que esse negócio de criar secretaria da mulher, do homem, do branco, do negro, do deficiente, do gordo, do magro, etc.? Que tal deixar de ser demagógico, senhor candidato?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui