Mais de 100 caminhões estão sendo esperados pelos feirantes de Curitiba na manifestação marcada para este sábado (15) diante da prefeitura da capital. Trata-se de um ato contra o prefeito Rafael Greca (DEM) que proibiu a realização das feiras-livres aos sábados e domingos, considerados os melhores dias de vendas pelos feirantes. Eles querem a imediata reabertura das feiras de fim de semana.
Os feirantes dizem que não entendem porque os shoppings podem funcionar aos sábados e as feiras não. Argumentam que a tese da prefeitura de que é preciso evitar aglomerações é falsa. Onde há aglomerações e concentração de pessoas é nos shoppings, que são estabelecimentos fechados, afirmam. Segundo os feirantes, as feiras-livres são realizadas em locais abertos, em ruas ou praças, e que é possível evitar as aglomerações sem qualquer problema.
Curitiba tem cerca de 900 feirantes que movimentam as 90 feiras de Curitiba. e eles só podem trabalhar de segunda a sexta-feira. O movimento nos fins de semana, que Rafael Greca proibiu, representa mais de 40% das atividades da categoria.
Para a manifestação deste sábado, os feirantes vão se concentrar na Rua Alberto Bollinger, no Alto da Glória, local de realização de uma das mais tradicionais feiras-livres de Curitiba.