O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer retirou da pauta da Quinta Turma da Corte o julgamento de recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a condenação no caso do triplex. Lula está completando 75 anos de idade nesta terça-feira (27).
Em abril do ano passado, o colegiado confirmou a condenação e fixou pena de oito anos e dez meses de prisão. Na época, Lula cumpria a pena, mas foi solto em novembro, depois que o STF acabou com a prisão em segunda instância.
A defesa do ex-presidente pediu o adiamento do julgamento de hoje, porque antes quer ter acesso aos acordos da Petrobras com autoridades americanas. Também quer aguardar a decisão do Supremo sobre a suspeição de Sergio Moro, o que pode anular a condenação.
Pela manhã, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou pedido de liminar da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suspender o julgamento do caso do tríplex no Guarujá (SP).
A defesa havia solicitado que o julgamento fosse suspenso até que a Corte analisasse o pedido de Lula para acessar acordos assinados entre autoridades dos Estados Unidos (EUA) e a Petrobras no âmbito da Operação Lava Jato. Para os advogados do ex-presidente, o acesso aos documentos se faz necessário para demonstrar a ausência de participação de Lula nos fatos apresentados contra ele.