O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin determinou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) inclua na pauta de julgamentos uma representação contra o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Paraná, por causa da apresentação de Power Point em que ele mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como chefe da organização criminosa que atuava na Petrobras.
O caso está na pauta desta terça-feira (25) do Conselho, mas já foi adiado 41 vezes. O ministro Fachin disse, na decisão tomada na noite dessa segunda-feira (24), que o processo deve ser julgado logo, “ante o risco da prescrição”.
Segundo Fachin, “passados quase quatro anos desde o protocolo do pedido de providências, o risco apontado pelo requerente não apenas atesta o receio que ampara o pedido de urgência, como também outorga plausibilidade às alegações deduzidas”.
A representação foi apresentada pela defesa do ex-presidente Lula. Segundo os advogados, a apresentação de DeltanDallagnol violou o direito de defesa do petista por tê-lo mostrado como culpado “perante toda a sociedade” antes de ele ser julgado.
Os advogados também argumentam que o Power Point foi apresentado para ilustrar o caso do tríplex, em que Lula não era acusado de organização criminosa. Nesse caso, o ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
O fachin não quer se redimir, na minha humilde opinião
Ele é um dos maiores juristas do país, uma das mais brilhantes vozes da ufpr e um dos paranaenses vivos mais dignos
As vezes até lamento de ele estar em Brasília, pq faz muita falta aqui, todavia por lá, faz muita diferença.
Eu sei que ele foi escolhido no governo PT
Mas tidos leitores aqui hão de concordar, o PT escolhia currículos bons, homens e mulheres de grande decência para as nomeações, ok claro que tinha o amigo do amigo nomeado, mas não era mais q um por cento
Jamais um governo do PT teria um weitraub na educação ou um Sales no meio ambiente
Fachin, Dilma, Cardoso, no fim das contas já com rapidez, a história fez justiça, pois são nobres, justos e honestos, até deltam save disso
Facchin quer se redimir com os petistas e os petistas do Paraná.
Se cuida Deitam que o Jorge Samek está na praça.