Executiva da Alep quer antecipar eleição da Mesa para agosto

Os membros da Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), apresentaram nesta quarta-feira (15) projeto de resolução que prevê a antecipação da eleição para o comando da Casa de outubro para agosto. A informação é do Bem Paraná.

A justificativa é que como as eleições municipais foram adiadas para novembro, a disputa pelos cargos da cúpula do Legislativo aconteceriam em meio ao período eleitoral, caso fosse mantida a data prevista atualmente. Traiano deve concorrer à reeleição. Caso reeleito, ele permaneceria na presidência do parlamento estadual até 2022.

“A data atualmente definida no Regimento Interno — 10 de outubro — acaba gerando alguns problemas para os parlamentares, já que coincide com o período eleitoral em âmbito municipal”, diz a justificativa do projeto. “Além disso, há que se observar que em 1° de agosto (nova data proposta) ocorre a volta do recesso parlamentar (…). Desta forma, não restam dúvidas quanto à possibilidade de se iniciar o planejamento da eleição da Mesa Diretora assim que os Deputados retomarem do recesso regimental”, afirma o texto.

O líder do PT na Casa, deputado estadual Tadeu Veneri, critica a ideia. “Eu acho ruim. A gente perde um processo de debate e um projeto. O projeto é continuar”, avalia. “Independente do mérito, a gente não vota em uma pessoa só porque ela é bacana. Vota porque há um projeto”, afirma.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui