Esperança de Lula: condenados em 2.ª instância seguem soltos

Pelo menos 17 condenados em segunda instância na Operação Lava Jato recorrem da sentença em liberdade. Apesar de já terem as sentenças confirmadas, os réus seguem em liberdade até que o Tribunal Regional Federal julgue seus recursos. É o que pode acontecer com o ex-presidente Lula, que será julgado pela Oitava Turma do TRF-4 no próximo dia 24. Na última terça-feira (9), o Tribunal divulgou nota explicando que, mesmo com eventual confirmação da condenação, o petista não será preso em seguida. Nos últimos quatro anos, desde que a Lava Jato teve início, somente três réus foram presos após o fim da tramitação de seus processos em segunda instância. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Entre os 17 condenados que ainda aguardam julgamento dos recursos em liberdade estão o ex-ministro José Dirceu, condenado pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância, em 2016 e em segunda instância em setembro do ano passado. O ex-ministro conseguiu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para responder o processo em liberdade.

Na mesma situação de Dirceu está o ex-assessor do PP, João Cláudio Genu, que também conseguiu habeas corpus no Supremo. Empresários como o ex-sócio da construtora Engevix e os executivos das empreiteiras Mendes Júnior e Galvão Engenharia chegaram a ser presos, mas também recorrem em liberdade.

Alguns condenados com penas de prisão mais curtas puderam cumprir a pena fora da prisão ou mitigaram suas sentenças em acordos de delação premiada com a Justiça. Outra pequena parcela dos condenados em segunda instância já estava em prisão preventiva, como o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu penso que Temer ao visitar Lula no hospital cochichou ao ouvido: eu não me f* e vc não vai junto. Essa é a única forma. Comigo no planalto acabou a sangria desatada, meu principal compromisso é parar essa p*.
    Por isso companheiros, eu antevejo que recursos e recursos e não vai o Lula e nem mais ninguém. Para distrair o povo, ficam prendendo octagenarios quase em fase terminal. Acabou a lava jato e já sabemos que muito pior que Lula, são os que o apedrejaram e agora estão apavorados em Brasília. Vai acabar tudo em esphiha. Não sei escrever o nome da comida árabe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui