Com o objetivo de valorizar a memória do Poder Legislativo e homenagear personalidades marcantes do legislativo paranaense, foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a proposição da Comissão Executiva da Legislatura anterior, então composta pelo atual presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), primeiro-secretário, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e segundo-secretário, deputado Gilson de Souza (PL), de denominar uma sala anexa ao Plenário com o nome da ex-deputada estadual Irondi Pugliesi.
Irondi Mantovani Pugliesi, nasceu em 1947 no município de Arapongas/PR. Era casada com Waldyr Pugliesi que foi prefeito, deputado estadual e federal. Na vida política, foi vereadora em Arapongas e deputada estadual por três mandatos (1983/87, 1991/94 e 1994/98).
Durante toda sua vida pública teve atuação marcante na consolidação dos direitos da mulher exercendo o cargo de presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina desde sua fundação, em 1986. Ainda, integrou a comissão que elaborou o anteprojeto da criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sendo sua representante no Paraná. Participou de diversas conferências internacionais pela ONU sempre na garantia dos direitos da mulher. Faleceu em 12 de abril de 2021, vítima da Covid-19.