(por Ruth Bolognese) – O papel do incorporador Jorge Atherino no governo Beto Richa se aprofunda a cada nova busca de informações. Por exemplo: um dos empreendimentos imobiliários com a inicial Green na Região Metropolitana de Curitiba, o maior deles, com 1 mil e 800 lotes, o Green Silver, se situa exatamente na margem por onde passa o novo asfalto que liga São José dos Pinhais a Fazenda Rio Grande e cuja obra foi autorizada pelo governador Beto Richa em março desse ano. O Green Silver tem como sócia a família Sanson, dona dos hotéis Caravelle, Curitiba Palace Hotel e Palace Hotel Slim.
O inquérito do Ministério Público que apura irregularidades, tráfico de influência e vantagens indevidas do governador Beto Richa e sua família no Eixo Modal de Paranaguá já está no Superior Tribunal de Justiça (STJ), instância para ocupantes de cargos com prerrogativa de foro. O governador foi incisivo quando chamou de “ilações insanas” as citações do nome dele e de sua família no processo, mesmo diante do fato que a BFMAR (iniciais de Beto, Fernanda, Marcelo, André e Rodrigo) ser sócia do grupo Green, que pertence ao incorporador Jorge Atherino.
Mas o governador, e nem a primeira dama, Fernanda Richa e os filhos, ninguém explicou o que significa essa sociedade, quando foi feita etc. etc. Com o mesmo padrão estabelecido na Região Metropolitana – o governador determina a realização de uma obra e o nome do empresário Jorge Atherino aparece logo em seguida com um grande empreendimento – é mais urgente do que nunca o governo esclarecer todas as dúvidas.
E a título de lembrança, quando saiu do governo, o pai do Beto, o governador José Richa tinha um sonho de comprar uma casa na praia, onde queria descansar com dona Arlete e pescar. E um dia, conversando com o jornalista Hélio Teixieira, disse que já tinha encontrado: era um sobradinho em Praia de Leste, no valor de hoje em torno de R$ 60 mil, que ele ia financiar pelo crédito imobiliário.
A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento. (Stanislaw Ponte Preta) blog do zé beto