O empresário Celso Frare, dono da empresa de locação de veículos Ouro Verde, firmou acordo de delação premiada e contou aos procuradores do Gaeco que conduzem a Operação Rádio Patrulha como foi esquematizado pagamento de propinas para, supostamente, financiar a campanha de reeleição do governador Beto Richa de 2014. Frare afirmou na delação, homologada pelo juiz da 13. Vara Criminal de Curitiba nesta quinta-feira (16), que o ex-governador tinha conhecimento do esquema.
A empresa Ouro Verde foi uma das contratadas pelo programa Patrulhas do Campo, lançado no primeiro mandato de Richa, para alugar máquinas e equipamentos que seriam utilizados para a recuperação de estradas rurais no Paraná. A escolha das empresas, mediante licitação pré-acordada, esteve desde o início condicionada à disposição dos empresários para destinar “por fora” 8% do faturamento a representantes de Beto Richa – dentre os quais seu irmão, Pepe Richa, ex-secretário de Infraestrutura e Logística nos dois mandatos.
O esquema foi denunciado inicialmente pelo delator Tony Garcia, em julho do ano passado, e as investigações posteriores levaram à primeira prisão de Beto Richa em 11 de setembro de 2018. Doze outras pessoas foram presas na mesma ocasião, todas transformadas em réus de uma ação penal que tramita na 13.ª Vara Criminal.
Os primeiros levantamentos feitos pelo Gaeco davam conta de que mais de R$ 8 milhões foram distribuídos como propina pelos quatro consórcios participantes do programa Patrulhas do Campo.
O acordo firmado por Celso Frare lhe garante o cumprimento de apenas um terço das penas a que vier a ser condenado, podendo cumpri-las em regime semiaberto, com tornozeleira, obrigando-se a se recolher ao domicílio todas as noites e se manter nele nos fins de semana.
A delação está dividida em sete anexos, cada um deles resultado de depoimentos gravados em vídeo.
Veja aqui o Anexo I:
Não existe esta do Beto roubou!!!! para ele roubar, foi formada uma Quadrilha….e começa na fase de Projeto….diferente o que diz o pessoal da SEAB, alguem fez o dimensionamento das obras, elaborou os Projetos Tecnicos…..alguem ficalizou os trabalhos e produziu o motivo ( Relatorios) para produzir os famosos ADITIVOS….a partir desta fase…. é somente passar no caixa…