Em seis dias, dez a zero para a PM

Mera coincidência, mas depois da troca na secretaria da Segurança Pública, com a substituição de Wagner Mesquita por Júlio Reis, a Polícia Militar vem mostrando força: em seis dias, foram dez os suspeitos de assaltos mortos em confrontos com PMs. Entre os policiais, contabiliza-se um ferido.

A história desses seis dias começa na quinta-feira passada (8), quando em operação cinematográfica um grupo de bandidos tentou tomar de assalto cinco carros-forte na BR-375, entre Curitiba e Ponta Grossa. Quatro pessoas morreram na troca de tiros entre os assaltantes e os vigilantes da transportadora de valores – incluindo três inocentes que passavam pelo local (um caminhoneiro e dois vereadores de Barra do Jacaré).

No dia seguinte (9), a PM descobriu o esconderijo do grupo e dois deles foram mortos. Até aí, dois a zero para a PM.

No domingo (11), num confronto entre PMs e assaltantes numa estrada entre Piraquara e Quatro Barras cinco morreram. Sete a zero.

Também no domingo, no Alto da Rua Quinze, em Curitiba, um policial de folga reagiu à tentativa de bandidos que queriam levar sua moto. O PM reagiu e, bum!, o assaltante foi morto. Oito a zero.

Nesta segunda-feira (11), na Rodovia do Xisto, em Araucária, marginais tentaram levar o carro de outro PM de folga quando saía de casa da família. Ele reagiu, levou um tiro no rosto (a bala transfixou e saiu pela clavícula), mas teve forças para continuar dirigindo e buscar socorro com colegas. Pouco depois, os assaltantes foram cercados e mortos. Dez a zero para a PM. O policial ferido se recupera no hospital.

14 COMENTÁRIOS

  1. Como essa tal Catarina Ardissonova, concordo que os órgãos de segurança pública não devem fazer justiça com as próprias mão (apesar de fazer mais justiça que esse nosso Poder Judiciário milionário e corrupto), porém, não concordo em nada com essa incriminação sem fundamentos que a mesma faz aos nobres policiais… O que essa Catarina quer que a polícia faça? Quer que arremessem flores e confetes nos criminosos enquanto são alvo de rajadas de metralhadoras???

    Tenha a santa paciência, dona Catarina!!! Em que mundo a senhora vive?? Você não assiste a jornais? Não conseguiu interpretar a matéria do Celso?

    O Brasil está infestado de criminosos que, certos da impunidade, estão destruindo o nosso país! Temos um judiciário que não é justo com a sociedade de bem, um sistema de execuções penais que não recupera, uma classe política que não luta pelos interesses da nação, e pessoas como essa Catarina que vive no mundo da fantasia e não enxerga a calamidade em que nos encontramos, sendo reféns de criminosos…

    Defenda a sociedade e não os bandidos!

    Essa conduta dessa Catarina é típica de mulher de malandro: apanha todo dia, mas não quer que o marido seja preso…

  2. QUANTO BLÁ, BLÁ DA SRA CATARINA ARDISSONOVA QUE DEVE PERTENCER AOS INUMANOS DIREITOS DE QUEM DIREITO ALGUM TEM. QUANDO UM CRIMINOSO VAGABUNDO É MORTO NÃO TEM ESSA DE DESPERDÍCIO DE VIDA. QUE DESPERDÍCIO EXISTE NUM EXCREMENTO QUE NÃO RESPEITA NADA E NEM NINGUÉM. VAMOS DEIXAR ESSE PAPINHO DA FAMIGERADA ESQUERDOPATA, COMUNISTA FASCISTA DA MARIA DO ROSÁRIO DEFENSORA DE TODOS OS BANDIDOS E ASSASSINOS DO BRASIL. SE OCUPE EM DEFENDER O BRASIL E OS BRASILEIROS, COM ESSE PAPINHO ESQUERDOPATA VOCÊ NÃO TEM FUTURO NEM AQUI E NEM EM LUGAR ALGUM.SAIBA CATARINA QUE DIREITOS HUMANOS DEVE SER EMPREGADO PARA A DEFESA DO CIDADÃO DE BEM. BANDIDOS, ASSASSINOS E OS VAGABUNDOS VOCÊ OS COLOCA NA CONDIÇÃO DE DESPERDÍCIO DE VIDAS. APANHE-OS E LEVE PARA A SUA CASA, COM A SUA FAMÍLIA. ADOTE-OS E PARE COM ESSE PAPINHO ENFADONHO DE DEFENSORA DESSA CORJA, OS QUAIS SINCERAMENTE, COMO VOCÊ PRÓPRIA JÁ DISSE, DESMERECENDO O TRABALHO POLICIAL, MAS É A MINHA OPINIÃO SINCERA E VAI CONTINUAR SENDO QUE, HONESTAMENTE: BANDIDO É IGUAL A MANDIOCA. “O BOM ESTÁ EM BAIXO DA TERRA”. Sebastião Aparecido de Almeida.

  3. Temos que pensar…eu vejo o policiamento como essencial, as ações de combate planejadas e eficientes também o são. A questão é que se a sociedade conclui que morte de criminosos é indicador de boa política de segurança pública, podemos começar a temer pelo nosso futuro, pois como dito acima:” vc arranca um, brotam dez” . Para um criminoso a morte pode ser inevitável e ele pode ter escolhido isso, sabia desse fim. Mas entendo isso como um desperdício de vida. Não temos um sistema penal que insira ninguém em outra cultura social que não a do aperfeiçoamento no crime. Um braço da politica pública de segurança se apoia em oferta de inserção social e econômica a todo cidadão, lá, nos primórdios da vida, pois é de muita prepotência ou é de muita ingenuidade, acreditar que o sistema penal e carcerário irão cumprir o papel de educar e inserir o cidadão na sociedade e fazer dele uma pessoa justa, correta é voltada para o bem. E além disso, muita cautela em comemorar o ” tombamento” de criminosos pela ação da polícia. Quero a PM do Paraná bem longe dos modelos paulistas e cariocas, onde raro vc separa o joio do trigo e onde as PMs por vezes ” tombam.” Inocentes e formam esquadrões de extermínio e onde o saldo de mortos criminosos e inocentes empata. Se vc pensa ah queria ver se um assaltante matasse uma pessoa da sua família como vc ia falar aqui no jornal, pois eu devolvo, ah queria ver se a polícia matasse uma pessoa da sua família por engano, como é que vc ia falar aqui no jornal. Nossos PM”s só cultos, educados e bons, por seleção e formação. Um PM agindo como bandido, um PM se vingando de um crime, um PAM se corrompendo…isso não é bom para o Paraná. Mas claro, política pública com ação as vezes andam distantes, embora não devessem. Espero que a PM não se motive com os aplausos que recebe por criminoso morto, que se motive com criminalidade reduzida e exigindo atuações pontuais !

  4. Está errado este “placar”. Se deseja uma mensuração correta, porque não informa quantos cidadãos tiveram seu patrimônio mantido? Quantos trabalhadores levaram pra casa o resultado do seu trabalho? Quantos inocentes continuam vivos?
    Ou então, quantos crimes a mais teriam sido perpetrados se esses dez criminosos ainda estivessem vivos? Quem sabe até você, que está lendo isso agora poderia ter sido uma vítima, ou seu filho, sua mãe, avó, netos, vai saber …. Ou você acha que só acontece com os outros?
    Ou você acredita que eles teriam mudado de “profissão”?
    Sem dúvida, a sociedade está melhor e mais segura sem a presença desses mortos indesejáveis. Sim, eram indesejáveis que precisam ser “neutralizados” e se a Polícia não fizer isso, quem faria? Você?
    Eu parabenizo a esses destemidos policiais e sinceramente desejo muita sorte a eles e peço, não, suplico, que continuem atentos e motivados zelando pelo bem estar de todo cidadão honesto.
    PARABÉNS Policiais.

  5. Está de parabéns o Jornalista Celso Nascimento, pelo profissionalismo e competência na produção de suas matérias.

    Está de parabéns a Polícia Militar. Tem atuado com eficiência, seriedade e coragem, no enfrentamento de criminosos fortemente armados, que atacam a vida, a família e o patrimônio de inocentes.

    Importante destacar que os Militares Estaduais não determinam a quantidade de confrontos, são os criminosos que o fazem. Normalmente em grupos, escolhem local e horário, para armados, jubjugarem pessoas de bem.

    Enquanto defensores do povo paranaense, os Militares Estaduais têm o dever legal de agir, o que fazem, mesmo com o risco da própria vida.

    Nas ocasiões em que criminosos armados, se insurgem contra a própria polícia, tornando o confronto inevitável, deve ser priorizada a vida das vítimas e dos Policiais. Essa não é uma questão de opinião. Trata-se de pressuposto estabelecido no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente na Constituição Federal.

    Lamentavelmente, ainda encontramos pessoas que preferem acusar a polícia e defender o criminoso!

  6. Temo a “justiça instantânea”. Sei que decorre do moroso processo penal e seus recursos, da ausência de cárcere, da ausência de uma política penal que efetive o cumprimento da pena e da ausência de uma pena que reeduque. Mas mesmo diante desse caos penal tenho ainda que . . . “a garantia da defesa do monstro é a nossa garantia de defesa”.

  7. Sem defender a violência, mais polícia precisa sim ser enérgica ou quem virá estatística são os próprios, uma grande perda são os inocentes!!
    Infelizmente só aplaudimos a polícia quando precisamos dela, e pelo que vi na notícia não eram bandidos roubando pra comer!!! E sim pra viver vida boa sem esforço!!!! E não sou De direita!!!!

  8. Hunmmmm….tomara que sejam apenas circunstâncias…pois ninguém torce para que a política pública de segurança seja bandido bom é bandido morto… isso é coisa da extrema direita né… lamento pela vida dos inocentes, lamento pelo desperdício de existência à qual foram, ou por livre escolham, submetidos os criminosos e o triste fim. É muito ruim para a sociedade quando ela é injusta e fomenta a violência, pois aí, a falta de paz é perpétua.

    • É mas infelizmente , a violência se combate muitas das vezes com violência. Bandido , ele não tem escrúpulos não respeita ninguém. Falo isso com propriedade e experiência própria. Fiquei 29 anos na corporação e vi coisas que Deus não dúvida , mas até os mais céticos duvidariam. Será que a sociedade não está enfadada de tantas hipocrisias e políticos querendo fazer marketing sobre um assunto tão sério? ,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui