Setores dos três partidos da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) avaliam a indicação da vereadora Yasmin Hachem (MDB) como pré-candidata a prefeita de Foz do Iguaçu. Yasmin pode liderar uma frente ampla composta ainda pelo PDT e PSB, a mesma que está sendo articulada em apoio à pré-candidatura do deputado Luciano Ducci (PSB) a prefeito de Curitiba. No caso de Foz, a conversa já chegou às direções e lideranças dos cinco partidos que avaliam o potencial eleitoral de Yasmin, ou seja, querem testá-la em pesquisa qualitativa e quantitativa.
Aos interlocutores, Yasmin Hachem tem dito que é candidata à reeleição pelo MDB na Câmara Municipal. Foi eleita em 2020 com 2.228 votos, a segunda mais votada na cidade, e tem marcado sua atuação parlamentar em defesa de uma pauta de projetos para jovens, mulheres, servidores, minorias, pequenos e médios empresários, do meio ambiente e do que chamamos hoje de economia verde, voltada à mobilidade sustentável, agroecologia, educação inclusiva, ensino integral e tarifa zero.
Yasmin Hachem disse ainda que pode avaliar a liderança de composição de uma frente de partidos centro-esquerda, lembra que fez campanha pela eleição do presidente Lula (PT), que seu partido está na base do governo no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado), avalia como positivo o debate sobre o perfil do candidato ou candidata da frente deste espectro ideológico e político, mas sustenta que o principal é a formação de plano ou projeto de cidade que venha diminuir a desigualdade social e aumentar a renda dos iguaçuenses.