Dois anos da morte de Bigarella

(por Ruth Bolognese) – No próximo sábado completa dois anos da morte, aos 92 anos, do primeiro grande ecologista do Paraná, e um dos mais importantes do País, professor João José Bigarella.

Bigarella se tornou a principal referência de defesa do meio ambiente quando ninguém se preocupava com queimadas de florestas, construção de hidrelétricas e uso de pesticidas em lavouras. Em 70 anos de carreira publicou mais de 200 artigos científicos em países do mundo inteiro.

Geólogo, professor titular da UFPR de 1949 até 1980, suas principais áreas de atuação eram o estudo sobre a movimentação dos continentes, em escala planetária. Aqui o que chamava a atenção era a revisão global dos depósitos eólicos ou dunas, tanto recentes como antigos, na Bacia do Paraná.

É dono de um dos currículos mais extensos de paranaenses no Wikipédia, de onde foram tiradas essas informações, e na área de meio ambiente é o maior detentor de prêmios do Paraná.
A viúva Iris Bigarella vai encomendou missa em homenagem ao marido. Da área oficial, até agora ninguém se pronunciou sobre o aniversário da morte de Bigarella.

2 COMENTÁRIOS

  1. Um gênio. A dona Borgethi poderia em homenagem aos dois anos de falecimento assinar uma verba para viabilizar o museu que bigarela montou em ponta grossa, ali perto de vila velha. Ele era um visionário. As crianças merecem visitar a coleção do gênio. Taí dona Cida, grande oportunidade para mostrar amor pelo Paraná…de valor à história, à geografia e ao povo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui