Detran diz que liberação de veículos está “fluindo normalmente”

A propósito de notícia publicada mais cedo por este Contraponto, dando conta de que o Sindicato das Concessionas de Veículos contabiliza a paralisação de R$ 640 milhões em compra e venda de veículos no Paraná só nos cinco dias desta semana, o Detran/PR envia “nota de esclarecimento” em que afirma que os processos de gravame estão “fluindo normalmente”.

As revendas reclamam que, por não confiarem na empresa Infosolo, credenciada pelo Detran para prestar o serviço de registro de contratos de financiamento, os bancos e grandes agências financeiras estão se negando a concluir o procedimento de alienação de veículos. Mais de 16 mil novos e seminovos já vendidos permanecem nos pátios das revendedoras e seus compradores estão impedidos de levá-los.

Eis a nota do Detran:

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) informa que a nova regulamentação sobre o serviço de registro de contratos de veículos adquiridos por meio de financiamento, arrendamento mercantil ou outra modalidade que exija a anotação legal de alienação no documento do veículo, começou a vigorar a partir do dia 1º de outubro atendendo a resolução 689/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabeleceu regras para a prestação deste serviço em todo o País.

Desde o primeiro dia o processo conta com uma nova empresa credenciada e existem outras em processo final de credenciamento, visando agilizar, expandir e tornar transparente as opções para o sistema financeiro.

Nesses primeiros dias, 82 instituições financeiras já estão integradas ao processo, e os registros de contratos estão fluindo na mais absoluta normalidade.

Finalmente esclarecemos que o processo de registro do gravame continua sendo feito através do convênio com a Federação Nacional das Empresas de Seguros (FENASEG), e está ocorrendo normalmente, sem qualquer prejuízo aos usuários.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui