A desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende, da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), se aposenta compulsoriamente no próximo dia 7 de junho, ao completar 75 anos, e nessa quarta-feira (31), recebeu homenagem dos colegas desembargadores na sessão do tribunal. “Queria agradecer a todos pela homenagem e dizer que não vou parar, vou continuar no direito, estou fazendo uma pós-graduação em direito de família e quero trabalhar fazendo conciliação”, anunciou a desembargadora.
Mãe e avó, a desembargadora se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971 e foi nomeada em 2005 como desembargadora, após ter sido indicada em lista sêxtupla formada por advogados eleitos pelo Conselho Seccional da OAB/PR. A vaga da desembargadora é reservada ao Quinto Constitucional – que confere à OAB e ao Ministério Público o direito de indicar nomes para 20% das cadeiras dos tribunais.
Nascida em Itajubá, Minas Gerais, filha de Roberto Rezende e de Maria Tereza Ramos Rezende, a desembargadora é sócia-fundadora do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, seção do Paraná, e foi também ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Paraná, no ano de 2000. Na sua carreira na advocacia, a desembargadora foi também representante da OAB/PR no Colégio de Vogais da Junta Comercial do Paraná e integrou a 6.ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR. (Do TJPR).