(do blog de Andrea Sadi, no G1) – O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está de alma lavada. Foi derrotado na disputa na Câmara dos Deputados, com a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas comemorou a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado.
Motivo: Davi é uma criação sua, uma candidatura que começou a ser pensada em novembro, em um movimento para barrar a volta de Renan Calheiros (MDB-AL) ao comando do Senado.
Em entrevista ao blog, Onyx Lorenzoni atribui a vitória ao sentimento de mudança pela “nova política” no Senado, assim como aconteceu nas eleições presidenciais. Afirmou que Renan Calheiros – que está na mira de investigações – o chamou para a briga algumas vezes, mas que ele não foi “porque sabe o seu lugar” de ministro. “Se eu fosse deputado, eu já tinha ido”, afirmou.
Onyx admite que ajudou Davi, mas nega que o governo tenha interferido com a máquina. “Ganhamos na política. Se Renan tivesse ganhado, ia ser com o PT. Ele não esperava o Davi como candidato, o homem certo na hora certa. Davi tem essa habilidade com os colegas, uma espécie de ‘Jair Bolsonaro do Senado’. Ele é um craque das relações, não tem ninguém que não goste dele. Aí, um dia o Davi ganhou do Golias”, disse.
O ministro afirma não temer a oposição de Renan, se o emedebista quiser se vingar do governo no plenário, durante votações: “Vamos para o enfrentamento, isso é democracia”, disse.
Na avaliação do ministro, ganhou a nova política. “A derrota dele vai fazer bem para o país, ele estava junto ao PT há quanto tempo? Pois bem. O Senado se reencontrou com as ruas”, analisou.
Perguntado pelo blog se a concentração de poder do DEM – que agora comanda as duas Casas Legislativas – poderá incomodar aliados e prejudicar o governo, o ministro respondeu: “No caso do Rodrigo Maia, foi maior do que o DEM. Tanto que ele ganhou com votos de esquerda, ele é muito articulado e respeita muitas divergências. Então, tem essa qualidade de conseguir votos de diferentes áreas. Sobre o resto: o MDB comandou o Senado por duas décadas e ninguém falou nada”.
É preciso que tudo mude para que continue como está…(Lampedusa)
Renan teria o voto de Requião … caso este pulha conseguisse votos para ganhar a vaga de Flavio e Oriovisto
Esse Onix é um medíocre mesmo hein…fala do Renan como se ele fosse a ultima fronteira da ética e da justiça! Usou a maquina sim e colocou um sujeito corrupto com dois processos nas costas para presidir o senado, ninguém precisa gostar de vc, vc tem que conhecer a lei e ser trabalhador e come on, de onde ele quer comparar o Alcolumbre com Renan?
e nao tem nada dessa conversa fiada de mudanças, a mudança é só do dono da bola, o jogo é o mesmo e a bola mucha idem. Conversa pra boi dormir.
E sim, a derrota do Renan vai fazer bem para o país, pois se vc duvida da capacidade de articulação dele é pq nao conhece o chão onde está pisando Onix. Renan deu a oportunidade para o Bozo contar com as habilidades dele e ao mesmo tempo se manter onde gosta. Agora, ressentido, Renan vai mostrar toda sua força e Davi nao vai conseguir salvar Flavinho. E isso vai ser muito bom para o pais e para dar um chacoalhão nesses bolsonaristas que nao exergam um palmo diante das fuças.
Renan com vc é uma coisa, contra vc…espere para ver Onix. Sorte do Brasil ele ter perdido, porque assim ele vai nos ajudar a ganhar um pouco de dignidade nesse governo esdruxulo.