Dallagnol vai se filiar ao Podemos e será candidato a deputado federal

Mais um integrante da operação Lava-Jato decidiu entrar na corrida eleitoral de 2022. Depois do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, o ex-coordenador da Lava-Jato no Paraná, ex-procurador da República Deltan Dallagnol anunciou que sua filiação ao Podemos vai ocorrer em dezembro e que ele disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pela assessoria do Podemos ao portal Congresso em Foco.

Dallagnol pediu exoneração do Ministério Público em 2 de novembro, sob a justificativa de que os instrumentos de trabalho para alcançar a Justiça estavam sendo “enfraquecidos”. A Lava Jato tem sofrido reveses desde que vazaram as conversas que mostravam que os procuradores, como Dallagnol, combinavam seus movimentos com o juiz Sergio Moro. O trabalho do próprio Sergio Moro foi julgado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu tenho várias ideias sobre como posso contribuir e eu serei capaz de avaliar, refletir e orar melhor sobre essas ideias depois de sair do Ministério Público”, disse Dallagnol.

O ex-coordenador da operação, no entanto, poderá ter a candidatura inviabilizada pelo Tribunal de Contas da União. Isso porque, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), apura irregularidades no pagamento de diárias  e passagens aéreas a procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, e avalia ordenar a devolução do recurso aos cofres públicos. No caso de comprovação pela área técnica da Corte, a decisão pode tornar Dallagnol inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. (Do portal Congresso em Foco).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui