Da vovó Stella para o Betinho (2)

Dicas sobre o Canadá

Querido Netinho! Permita-me chamá-lo netinho, pois você continua muito fôfo, como quando viajava para a Disney nas minhas excursões quando era jovenzinho. Se não era você, não tem importância. Considero você meu netinho do mesmo jeito…O que importa é que agora você está numa grandiosa missão oficial, “representando os interesses do Paraná”. E vi que você vai começar pelo Canadá.

Na verdade é o Canadá e não é. Você vai para a província do Québec, onde a cultura é francesa. Fala-se francês. As medidas são em metros, litros, graus celsius. Na parte inglesa mede-se em polegadas, galões, graus farenheit. Eles são bilíngues, mas ficarão muito satisfeitos se você se esforçar com um “bonjour” e um “s´il vous plait”. Aqui vão algumas dicas turísticas.

Você vai à Montréal. É uma cidade belíssima. Diferente da Miami, com a qual você está mais familizarizado, não tem mar. Mas é banhada por um riozão, o Saint Laurent. Às margens dele, você pode dar um pulinho (à noite) ao Casino de Montréal. É bem mais chique que o de Ciudad de Leste. Também pode visitar o autódromo Gilles Villeneuve, que fica na ilha de Notre Dame. Eu sei que você adooora uma corrida e vai conhecer o berço de um dos  pilotos mais audazes da F-1.

Da vovó Stella para o Betinho (2)

Em Montréal, não deixe de dar um pulinho na rue Sainte Catherine. São uns 15 quarteirões de lojas muito interessantes. E não esqueça que o dólar canadense é mais barato que o americano, portanto é mais vantajoso do que fazer compras nos “malls” de Miami. Dê um pulinho na vila olímpica e compreenda o significado de “legado”. O da copa do mundo deu um estádio novinho a um clube do seu estado. Você era prefeito e comemorou muito quando Curitiba foi indicada como subsede… As Olimpíadas deram à Montreal um complexo turístico (Biodôme, Torre de Montreal, Jardim Botânico) que recebe mais turistas estrangeiros que o Brasil inteiro ao longo de um ano.

Aproveite a visita à Bombardier e veja que eles fabricam aviões modernos regionais. Eles são  os maiores concorrentes da nossa Embraer. Aliás, o que aconteceu com aquela fábrica de helicópteros russos que ia se instalar em Maringá? Eu sei que o interesse da visita é com os trens que a Bombardier produz. Você já está pensando no metrô de Curitiba? Ou será para a ferrovia Central do Paraná? Ferroeste? Netinho esperto! Mas cuidado. Parece que os canadenses saíram chamuscados numa concorrência suspeita para trens de metrô em São Paulo. Metrôs e tucanos formam um par explosivo, ao que parece. Não é o seu caso, é claro!

Se tiver tempo, dê uma escapadinha até a cidade de Québec. É a única cidade Patrimônio Histórico da Humanidade na América do Norte. É uma gracinha, e fica a apenas 200 km de Montréal. Por fim, observe como os quebequenses são ciosos de sua cultura e sua memória. O lema da província é “Je me souviens” (Eu me lembro”). Até nas placas dos carros está escrito. Torça para que os paranaenses sejam diametralmente opostos aos moradores do Québec e não se lembrem de nada. Afinal de contas, no ano que vem tem eleição. E “je me souviens” (“eu me lembro”) pode não ser muito saudável para conseguir votos.

PS. Aproveite e se delicie com panquecas banhadas em “Sirop d´érable”, o xarope de bôrdo. É uma seiva doce que eles extraem da árvore que é símbolo do Canadá. Imperdível!
Um beijinho carinhoso.
Vovó Stella

 

* A empresária carioca Stella Oliveira de Barros foi a pioneira em excursões e pacotes turísticos para a Disneylandia, na Califórina, (recém-inaugurada) em 1957. No início dos anos 70, ela começou um negócio ousado. Excursões para crianças e jovens desacompanhadas ao Disney World e Epcot Center, na Flórida. A agência decolou e chegou a ter cerca de 3 mil pontos de venda no Brasil. Enviava cerca de 20 mil brasileiros por ano ao exterior. Stella Barros morreu em 2004, aos 95 anos de idade.

Artigo anterior
Próximo artigo

1 COMENTÁRIO

  1. Pena que não tenhamos memória. Nos contentamos em ser a República de Curitiba sem nos importarmos com os nossos corruptos de estimação. Aqui eles se criam e vivem tranquilamente até o descanso eterno. Depois viram nome de rua. Aqui é o Maranhão do Sul. Ou Paranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui