Curitibano lança portal de análise sobre a América Latina

Política, economia e relações internacionais do Brasil e seus vizinhos latino-americanos são as principais temáticas do portal América.Latina, que acaba de estrear no endereço www.americalatina.net.br. O site em português é destinado aos leitores brasileiros interessados em análises críticas sobre a realidade da região. “Trazemos o pensamento de acadêmicos e profissionais especializados em questões regionais, com uma visão questionadora e diversa da que é propagada pelos poderes dominantes e seu aparato de comunicação. Este é o compromisso editorial essencial”, explica o curitibano Wagner Sousa, idealizador e publisher do portal, ele próprio especialista na área, com pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O portal estreia com artigos de três autores brasileiros e um da Argentina, que são autoridades em temáticas latino-americanas e trazem suas contribuições para o debate de questões emergentes. “Esta iniciativa ainda está no início e almejamos, gradativamente, ter um número crescente de textos além de conteúdo em formato de podcast e vídeo”, antecipa o editor.

O professor Braulio Dias, do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), ex-secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, se debruça sobre um assunto que vem dominando debates no Brasil: a crescente ameaça à biodiversidade brasileira, agravada pelo que classifica como “obscurantismo” dominante no Ministério do Meio Ambiente.

As explosivas relações do atual governo com as universidades públicas no Brasil são o objeto do artigo de Leilah Santiago Bufrem, professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná. Ela é professora permanente dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e gestor público com passagens pelo INEP, MEC e Itaipu Binacional, Paulino Motter fez parte da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)e integrou a equipe responsável por colocar a instituição em funcionamento, entre 2010 e 2012. Em seu artigo aborda “A Unila dez anos depois: entre a utopia e a obsolescência”.

Já a socióloga argentina Maria Jose HaroSly, mestre em relações internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), discorre a respeito das relações com a República Popular da China no pêndulo político da Argentina. A articulista é ainda mestranda em estudos contemporâneos chineses pela Escola da Rota da Seda, da RenminUniversityof China.

Artigos sobre a crise brasileira – O portal America.Latina também traz uma série de 15 artigos produzidos em 2018 por Wagner Sousa, e originalmente publicados em inglês em um blog que criou para, a partir da visão de pesquisador latino-americano, apresentar análises a leitores de outras partes do mundo, e não apenas brasileiros.

Isso explica o “didatismo” desses textos ao abordar a crise brasileira dos anos recentes. Vertidos para o português, os artigos sofreram pequenas alterações. “Creio trazer uma síntese sobre esses acontecimentos, acrescidos da minha interpretação, no contexto da eleição presidencial de 2018.”Sousa escreveu também sobre Cuba, Venezuela, Argentina, Colômbia, México e Chile, bem como sobre o novo acordo comercial, em substituição ao Nafta, do México com Estados Unidos e Canadá, o chamado USMCA.

Wagner Sousa integrou a primeira turma de Doutoramento da Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI), que faz parte do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para a qual se classificou na primeira colocação com o projeto de tese sobre as relações entre França e Alemanha e o processo político de surgimento da moeda comum europeia. Além de ter como orientador o professor José Luis Fiori, o idealizador do PEPI, principal pesquisador e teórico de Economia Política Internacional no Brasil, foi aluno de Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES no governo Lula, e de Maria da Conceição Tavares, ambos referências do pensamento econômico desenvolvimentista no país.

O pós-doutorado em Economia Política Internacional também foi feito no PEPI/UFRJ, onde atuou como assistente nas disciplinas de seminário de pesquisa, para mestrandos e doutorandos. Foi professor dessas disciplinas na pós-graduação. Simultaneamente atuou como professor na graduação em Economia da UFRJ na disciplina optativa de Economia Política Internacional. No pós-doutorado pesquisou a política externa alemã pós-reunificação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Procurei, pq achei boa ideia.

    Me espanta que o idealizador deixa o jornal dizer que ele foi o primeiro da turma. Essa informação interessa a ele e a mãe dele ( rsrsrsrs)

    Segundo:
    Um site sobre a América latina em português???
    Opa, ok que fosse em português, mas estamos na América latina e o site pode ser em português,vtofavia, como hablam nuestros hermanos, devia ter todo conteúdo equivalente em espanhol e em inglês, ou vc quer que 1/2 dúzia leia e discuta com vc?

    Ops, não considere um comentário invejoso, mas sim, uma consultoria.

    Ademais publique o site para todos professores de estudos sobre a América latina, por exemplo: Monica de Bolle da univ jonh Hopkins

    :)

    Eu que sou das exatas conheço ela, então vc também conhece. E sabe…assinar?

    Sugiro que comece escrevendo bem e de graça e ofereça serviços…
    Para quem precisa dos serviços
    Mas se vc não aprender russo, hindi e mandarin, não sei não. Não estacione no básico básico english castellano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui