O prefeito Rafael Greca empossou o primeiro controlador-geral do município de Curitiba. O advogado Daniel Conde Falcão assumiu o comando do órgão recém-criado pela lei 15.952/2022 em solenidade no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março.
Greca lembrou que a Controladoria-Geral do Município (CGM) está entre os objetivos do seu Plano de Governo e que o órgão tem como função principal promover o bem comum sem burocracia e, sempre, na busca por uma governança eficaz.
O novo controlador deixa o cargo de assessor jurídico do ICS e já atuou na Governo do Paraná, na Secretaria de Controle Interno e na Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria-Geral
A Controladoria
Proposta do executivo, a implantação da CGM foi aprovada em março último pela Câmara Municipal de Curitiba, após quase dois anos de tramitação. O órgão servirá como apoio das demais áreas da administração, para implantação de mecanismos de controle cada vez mais eficientes e uma gestão municipal que sirva à população da melhor forma, com economia e otimização de recursos.
Até então, a controladoria era um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. Com a mudança, passa a ser um órgão independente.
O município já tem convênios firmados com a Controladoria-Geral da União e Controladoria-Geral do Estado do Paraná, o que vai permitir a criação de cursos de melhoria contínua e capacitação.
O projeto da CGM foi elaborado por uma comissão composta por integrantes da Procuradoria-Geral do Município; Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento; Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e do Gabinete do Prefeito. (SMCS).