Nesta terça-feira (3), o deputado estadual Soldado Fruet (Pros) presidirá a 25ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da JMK da Assembleia Legislativa do Paraná. A partir das 9 horas, no auditório legislativo, o relator da CPI, Delegado Jacovós (PL), apresentará o relatório com as conclusões das investigações do colegiado e as recomendações aos órgãos competentes para tomada de providências em relação aos indícios de crimes identificados.
Segundo o Soldado Fruet, o ritmo de trabalho do grupo foi bastante intenso. “Realizamos 46 oitivas, aprovamos 33 quebras de sigilos e expedimos 202 ofícios, solicitando diligências e informações a órgãos públicos e empresas privadas, que resultaram em cerca de 30 mil páginas de documentos, além de áudios e vídeos”, destacou. “Todo esse farto material que coletamos foi minuciosamente analisado pelos deputados e equipes técnicas para subsidiar a elaboração do relatório”, explicou o presidente da CPI.
Cronologia – No dia 9 de abril, o deputado Soldado Fruet propôs a CPI para apurar possíveis irregularidades na licitação e na execução do contrato do Estado com a JMK, empresa responsável pela gestão e manutenção da frota do Executivo, e que teria deixado 40% da frota estadual parada por falta de manutenção. Problemas com a contratada para gerenciar o serviço prejudicaram o atendimento à população em setores como segurança pública, saúde e educação.
A instalação da Comissão ocorreu no dia 4 de junho, quando o deputado Soldado Fruet foi eleito presidente e o Delegado Jacovós, relator. O prazo inicial dos trabalhos, de 120 dias, foi prorrogado por mais 60 dias. Conforme previsto no regimento interno da Assembleia, o período do recesso parlamentar não é computado, por isso a conclusão da CPI ficou para o final do ano legislativo.