A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou três mortes de moradores de Curitiba por covid-19. O primeiro óbito ocorreu na madrugada desta segunda-feira (6). É uma mulher de 56 anos. As outras duas mortes ocorrem pela manhã e são uma mulher de 87 anos e um homem de 94 anos. Ambos eram atendidos pela rede privada de saúde.
A mulher de 87 anos tinha histórico de doenças neurológicas e pulmonares e contraiu o vírus em uma viagem para a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, onde teve contato com um caso confirmado. Ela iniciou os sintomas no dia 30 de março e buscou atendimento em um hospital de rede privada, onde permaneceu internada.
O outro óbito é um homem de 94 anos com comorbidades – hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e mieloma múltiplo. Iniciou sintomas no dia 31 de março, foi levado pela família para atendimento em um hospital da rede privada em 1º abril, onde permaneceu internado desde então.
Além dos três óbitos, a Secretaria registrou nesta segunda-feira mais 30 novos casos de covid-19 em moradores da cidade. Com isso, Curitiba chega a 192 pacientes confirmados com infecção pelo novo coronavírus, entre eles uma criança de seis anos. No monitoramento epidemiológico, a cidade tem 138 suspeitos, 681 casos descartados desde a confirmação dos primeiros casos, em 11/3. Dos pacientes confirmados, 71 estão liberados do isolamento.
Até o momento, 78 pessoas precisaram de internamento devido a complicações causadas pela infecção, 51 continuam hospitalizadas, sendo 16 em estado grave.
A idade média dos pacientes internados é 56,5 anos. A Secretaria da Saúde de Curitiba também investiga óbitos suspeitos de covid-19. São 41 casos, 39 descartados, dois aguardam resultado.