Conta fica cada dia mais cara, diz Romanelli sobre a economia do País

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta terça-feira (26) que as projeções do mercado financeiro para a inflação apontam para uma conta que está ficando muito cara para o trabalhador brasileiro. De acordo com a projeção do Boletim Focus, do Banco Central (BC), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano com alta de 7,65%.

“Há mais de um ano que as projeções para a inflação só indicam alta. O descontrole da economia, pela incapacidade de gestão federal, é que está nos conduzindo para este buraco. A cada dia que passa este governo está deixando a conta mais cara, e quem vai pagar a fatura é o trabalhador”, considerou Romanelli. “A inflação é o pior imposto que um País pode ter, pois corrói a renda das classes mais baixas”.

A expectativa de inflação aumentou pela 15ª semana seguida, indica o informe do BC, que reúne estimativas de indicadores econômicos de cerca de 100 instituições do setor financeiro. Há um mês a projeção era de 6,86% para este ano. Para 2023, o mercado mantém a expectativa de alta, com a inflação batendo os 4%. “As metas de inflação estão virando pura ficção”, comenta Romanelli.

PIB – O Boletim Focus detectou pequena elevação para o PIB (Produto Interno Bruto), que saiu de 0,50%, há quatro semanas, para 0,65%. Para 2023, a previsão é de crescimento de 1% e para 2024 e 2025, a previsão se manteve estável em 2%. “Com esta evolução não alcançaremos o nível de crescimento que o Brasil precisa para gerar emprego e reduzir desigualdades”, aponta Romanelli.

O deputado cita outra questão preocupante, que é a elevada taxa de juros. “Juros altos inibem investimentos e consumo”, pondera Romanelli. O mercado financeiro prevê que a Selic ficará em 13,25% em 2022. Para 2023, a expectativa se mantém em 9% ao ano. “Há um ano a Selic era de 2%. Agora é seis vezes maior e seguirá pressionando o bolso dos brasileiros”, afirma Romanelli. As estimativas para 2024 ficaram em 7,5% ao ano e para 2025 estão em 7% ao ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui