Morre o médico Adhemar Ribeiro de Campos, um dos fundadores da Sociedade Paranaense de Anestesiologia

Morreu em Curitiba, nesta terça-feira (26), o médico Adhemar Ribeiro de Campos, especialista em anestesiologia e um dos fundadores e integrante das primeiras diretorias da Sociedade Paranaense de Anestesiologia (SPA). O médico, de 93 anos de idade e mais de 68 anos de formação, estava internado no Hospital Evangélico-Mackenzie, na capital paranaense.

Natural da Lapa (PR), onde nasceu em 18 de março de 1929, o Dr. Adhemar era filho de Hortência Maria Eliza Chiorato de Campos e do Dr. Manoel Ribeiro de Campos. Formou-se em dezembro de 1953 pela Universidade Federal do Paraná, fazendo parte do primeiro grupo a se registrar no Conselho de Medicina do Paraná, em outubro de 1958. Casado com a Sra. Therezinha Izabel Camargo de Campos, deixa dois filhos também médicos, a Dra. Maria Beatriz de Campos, gineco-obstetra com 45 anos de atuação, e o Dr. Manoel Ribeiro de Campos, cirurgião geral formado há 40 anos.

Ao lado dos Drs. José Ephisio Bigarelli e Pedro Napoleão Adam Machado, o Dr. Adhemar Ribeiro de Campos fez parte da equipe do Prof. Carlos Henrique Jacob, com formação na Argentina e que atuou nos hospitais São Lucas, Nossa Senhora do Rosário e Evangélico. Os primeiros títulos de especialista em Anestesiologia foram emitidos ainda na década de 1950, através do então Departamento de Anestesiologia da Associação Médica do Paraná, que precedeu a SPA, fundada em 16 de outubro de 1967 e que teve como primeiro presidente o Dr. Farid Sabbag. O Dr. Adhemar foi o 1° Orador da diretoria inaugural.

Em 2003, quando completou 50 anos de formado, o Dr. Adhemar foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. Na solenidade do Dia do Médico, coube à esposa e os dois filhos médicos do Dr. Adhemar fazer a entrega da comenda. (Do CRM-PR).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui