Comissão Especial do Transporte é instalada na Câmara de Curitiba

Proposta em 2021 e aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no último dia 3, a Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo – Tarifa Zero foi instalada nessa terça-feira (18). O colegiado é formado por oito parlamentares e terá o prazo de 120 dias para elaborar um relatório. Como demonstra a nomenclatura, a comissão temporária terá não só a tarefa de discutir a viabilidade da implementação da tarifa zero, mas também o novo contrato do transporte coletivo da capital.

O colegiado especial foi proposto por Herivelto Oliveira (Cidadania). Eleito presidente da comissão, o vereador defendeu a necessidade da CMC discutir formas de baixar o valor da passagem de ônibus, que hoje é de R$ 6,00 para o usuário. “Andar de ônibus se tornou inviável”, disse ele, na votação do requerimento de instalação em plenário. O contrato de concessão do transporte público de Curitiba vence em 2025.

Serginho do Posto (União) foi escolhido vice-presidente da Comissão Especial do Transporte. A relatoria estará com Bruno Pessuti (Podemos), que também foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo, de 2013, e a vice-relatoria ficou com Dalton Borba (PDT). Segundo Herivelto Oliveira, a comissão vai planejar as reuniões e visitas para conhecer iniciativas onde a tarifa zero já é uma realidade. “Vamos tentar fazer, já na próxima terça-feira, um reunião para deliberarmos um cronograma de ideias”, adiantou o presidente.

Além dos vereadores já mencionados, também são membros da comissão especial Rodrigo Reis (União), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Professor Euler (MDB) e Jornalista Márcio Barros (PSD). Reis sugeriu que o colegiado visite as garagens das empresas que operam o sistema de transporte coletivo para verificação in loco das planilhas de custo. Dalton Borba, por sua vez, pediu que a CMC busque parcerias com as universidades e Giorgia Prates, que a comissão atue próxima à comunidade.

As reuniões da Comissão Especial do Transporte acontecerão às terças-feiras, às 8h. A próxima já está marcada para o dia 25 de abril.(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: