Comissão da Alep aprova projeto sobre prevenção e gestão de riscos de desastres climáticos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei nº 602/23, de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) sobre Prevenção e Gestão de Riscos de Desastres Climáticos.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Brasil tem cerca de 14 mil pontos de alto risco de desastres naturais e desabamentos já mapeados pela Defesa Civil e 4 milhões de pessoas morando em áreas de alto risco.

No Paraná, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), dos 399 municípios, pelo menos 37 têm áreas sob risco de desastres ambientais, como deslizamentos, enchentes e alagamentos.

Conscientização

De acordo com o projeto apresentado por Leprevost, o Poder Público deverá promover ações voltadas à gestão de riscos por parte do poder público e a conscientização da sociedade paranaense em relação a prevenção de desastres ambientais.

Entre as ações, está a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Prevenção de Desastres Ambientais; com realização de palestras, seminários, debates, simulações, avanços, conquistas e boas práticas relacionadas à prevenção de riscos.

E ainda, a difusão de orientações comunitárias voltadas à prevenção do Risco de Desastres em todas as suas modalidades, além de projetos educativos da Defesa Civil nas Escolas.

“A criação da Campanha Estadual de Conscientização sobre a Prevenção e Gestão de Desastres Climáticos será de suma importância para estimular a discussão sobre o tema no ambiente familiar, promover noções básicas de primeiros socorros à população, incentivar a formação de uma cultura de prevenção de risco, e principalmente esclarecer aos moradores de áreas de risco sobre as ações proativas de mitigação de vulnerabilidades”, disse Ney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui