CNPq confirma que sistemas estão fora do ar; prazo de prestação de contas de bolsistas será prorrogado

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Com todos os sistemas inoperantes há mais de 24 horas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) confirmou, nesta terça-feira (27) que a indisponibilidade “se deu por conta de um componente do equipamento que queimou”. Por nota, o órgão informou que que “existem backups” dos conteúdos e que eles estão “apoiando o restabelecimento dos sistemas”, mas ainda não há previsão para o reestabelecimento dos servidos. Ainda por nota, disse que “ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.”

O CNPq é o braço do Ministério de Ciência e Tecnologia e responde pelo fomento à pesquisa científica no Brasil dentre outras coisas, viabilizando bolsas de investigação para graduação e pós-graduação. A pane no sistema teria ocorrido no final da semana passada e desde o último sábado (24) plataformas como o Lattes – que abriga o currículo e histórico dos pesquisadores brasileiros – e a Carlos Chagas – que reúne dados sobre as bolsas de financiamento de pesquisa – estão completamente fora do ar.

Os e-mails do Conselho, além de telefones e demais serviços digitais também estão inoperantes.

Em áudios que começaram a circular em grupo de acadêmicos a informação era de que o CNPq ainda não tinha dimensão de quanto de informações se perdeu, pois o processo de backup tinha sido iniciado, mas não havia certeza de que tinha sido concluído antes da pane. Houve temor, também, sobre o risco do não pagamento das bolsas de pesquisa científica.(Do Congresso em Foco).

A íntegra da nota:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

1 – O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.

2 – Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.

3 – Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.

4 – O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.

5 – Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br.

 

Coordenação de Comunicação Social

 

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