Cineasta Fernando Severo é eleito para a Academia Paranaense de Letras

O cineasta Fernando Severo foi eleito na manhã desta quarta-feira (14), por unanimidade, para a Academia Paranaense de Letras (APL) em substituição ao político e político Léo de Almeida Neves, falecido em 2020. Severo vai ocupar a cadeira 26. A data da posse ainda não foi marcada.

Realizador de mais de 40 filmes como diretor, roteirista, produtor e montador, que receberam dezenas de prêmios em festivais nacionais e internacionais, Fernando Severo foi diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e é professor no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná. É curador do Festival de Cinema da Lapa.

Diretor e roteirista de Santa Catarina, formou-se em publicidade e propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em comunicação e linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná. Faz curtas-metragens desde 1979, e em 2003, com o média-metragem.

Natural de Caçador (SC) e criado em Clevelândia (PR), Severo realizou a maior parte dos seus filmes no Paraná.. Trabalhou com diversas bitolas, tendo sido um dos mais importantes realizadores de cinema Super-8 do Estado, reconhecido no Brasil e internacionalmente. De sua obra em Super-8, destaca-se “Aluminosa espera do apocalipse” (1979), exibido no Festival de Cinema de Ouro Preto, realizado em conjunto com Ruy Vezzaro e Peter Lorenzo, filme feito pela ótica da loucura de um homem que constrói uma cidade destinada a repovoar o mundo depois do apocalipse; ou “Hu” (1979), também Super-8, considerado o primeiro filme experimental realizado no Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui