O bispo de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e ex-bispo auxiliar de Curitiba, dom José Mário Scalon Angonese, de 64 anos, é o novo arcebispo de Cascavel, no Oeste do Paraná. A nomeação foi feita nesta quinta-feira (2) pelo Papa Francisco. Dom José vai substituir dom Adelar Baruffi, que teve a renúncia episcopal aceita pelo Vaticano em razão de problemas de saúde.
Dom José Mário Scalon Angonese nasceu em 1º de junho de 1960 em Unistalda (RS). Após concluir os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão da Arquidiocese de Porto Alegre, fez um curso de especialização em Psicopedagogia.
Desempenhou os seguintes cargos: promotor vocacional; diretor espiritual e depois reitor do Seminário Menor; pároco da Santíssima Trindade em Nova Palma (RS) e da Ressurreição em Santa Maria (RS); reitor do Seminário Maior.
Foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba em 20 de fevereiro de 2013, e recebeu a ordenação episcopal em 28 de abril do mesmo ano. Em 31 de maio de 2017, foi transferido como bispo de Uruguaiana.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.