Na tarde desta sexta-feira (23), a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou um evento de adesão ao “Pacto Eleições no Caminho da Paz”. A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, reuniu os candidatos a prefeito de Curitiba, diretores de órgãos públicos, representantes de secretarias do Estado, advogados, estudantes e veículos de imprensa.
O presidente do Tribunal Regional Eleitora (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que o evento na UFPR visa despertar as pessoas para eleições no caminho da paz. “É importante que a população reflita sobre a importância do debate de ideias, sem inimizade ou clima de violência”, afirmou.
Segundo o presidente, a iniciativa estende-se também a ações de combate à desinformação. “O TRE-PR está fazendo uma campanha de conscientização da sociedade. Antes de passar adiante uma notícia, via WhatsApp e redes sociais, é importante que o cidadão e a cidadã chequem as informações e saibam realmente o que está acontecendo”.
O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, explicou que a universidade tem raízes históricas comprometidas com a democracia. “Parabenizo enormemente essa iniciativa do TRE-PR de fazer esse grande pacto pela Paz, unindo todas as instituições que estão irmanadas […] e os próprios candidatos”. Segundo ele, o ódio e o ressentimento, que há algum tempo parecem tomar protagonismo na política, não é coerente com a cidadania e com a democracia.
A diretora da Faculdade de Direito da UFPR, professora Melina Girardi Fachin, comentou que é papel da universidade pública contribuir para o fortalecimento democrático, uma vez que as eleições são um momento de debate de ideais que combatem abusos, assédios e violências. “Essas discussões estão no âmago das nossas disciplinas e das questões que nós cotidianamente discutimos em sala de aula, aplicamos nos grupos de pesquisa e nos projetos de extensão”, salientou.
O chefe do Departamento de Direito Público da UFPR, professor Rodrigo Luís Kanayama, reforçou a importância do pacto para que a Academia e o Poder Judiciário possam trabalhar em prol da paz e do respeito às instituições. “Não há Estado de Direito sem democracia, e não há democracia sem eleições”.
Adesões
Ao final do evento, as instituições e os candidatos presentes foram convidados a assinar o Pacto, por meio de um Termo de adesão, que sinaliza um compromisso com a integridade e a serenidade do processo eleitoral no Paraná. Confira a relação das entidades signatárias:
- Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PR);
- Instituto dos Advogados do Paraná (IAP);
- Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju);
- Agência Social Ideias;
- Coligação PDT-PSB;
- Partido Democrático Trabalhista (PDT Estadual);
- Partido Novo (NOVO Estadual);
- Partido Social Democrático (PSD Estadual);
- Partido Socialismo e Liberdade (PSOL Estadual);
- Partido Socialista Brasiliero (PSB Estadual);
- Progressistas (PP Estadual);
- União Brasil (UNIÃO Estadual).
Pacto
O pacto, que faz parte das ações da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, propõe a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.
Instituições públicas e privadas de todo o Paraná estão convidadas a assinarem o pacto. O Termo de Adesão está disponível no site do TRE-PR, que torna pública também a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação da campanha. (Do TRE-PR).