O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai convocar o suplente do deputado Paulo Maluf no início da semana. Junji Abe (PSD) é o primeiro suplente da coligação e será convocado para assumir a cadeira de Maluf até segunda-feira (19). Maia afirmou que entrará com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) também na segunda-feira para que o Supremo Tribunal Federal (STF) esclareça os procedimentos adotados para cassar mandatos de deputados.”Há uma decisão judicial que eu discordo, mas estou cumprindo, de que no caso dele [Maluf] é a mesa quem cassa”, afirmou Maia.
O ex-prefeito de São Paulo se entregou à Polícia Federal, em 20 de dezembro, em São Paulo, um dia depois de o ministro Edson Fachin determinar sua prisão em regime fechado. Maluf foi condenado a sete anos, nove meses e dez dias por lavagem de dinheiro na construção da avenida Água Espraiada (hoje Avenida Jornalista Roberto Marinho) de São Paulo.
Além da prisão, a condenação de Maluf também inclui perda do mandato. Logo após o deputado se entregar, Maia havia afirmado que seguiria o precedente no caso do ex-deputado Natan Donadon, que seria submeter a cassação do mandato ao plenário da Casa, isto é, submeter a cassação ao plenário e não à Mesa, como mandou o STF.
Sacanagem com o véio Maluf. Deixaram o cara roubar à vontade a vida inteira quando ainda tinha poder e depois que já virou num caco, metem o cara em cana. País covarde esse.