Câmara aprova, os outros pagam

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (20) o projeto que obriga a instalação de fraldários em locais com grande fluxo de pessoas, como shoppings, restaurantes e hipermercados. Como não há definição sobre o que seja local de “grande fluxo de pessoas”, também as casas noturnas e bares onde crianças não entram estarão também obrigado a cumprir a lei, caso o prefeito venha a sancioná-la.

Quanto custa e se há espaço e condições físicas das instalações para comportar um fraldário este não é um problema para a vereadora Josete, autora da ideia, aprovada com 14 votos; sete vereadores votaram contra. Simples: este é um problema dos proprietários dos estabelecimentos. E que podem até perder alvarás de funcionamento caso não tenham fraldários.

Josete argumentou: “Achamos bem pertinente pois ele leva a discussão para além das crianças. O projeto envolve também os adultos que por algum motivo fazem uso de fraldas”. Para ela, muitas vezes as pessoas se limitam, não saem de casa por não contar com o espaço necessário para circular em acordo com suas necessidades. “Essas pessoas têm o direito de frequentar esses espaços sem sofrer exclusão”, garante.

Helio Wirbiski alertou que a obrigatoriedade poderá inviabilizar os pequenos comércios. “É necessário pensar no comércio que não tem condições de implantar os fraldários de imediato e que pode ter posteriormente seu alvará negado. O que seria comércio de grande frequência?” Para Josete essa pergunta deve ser respondida pela secretaria de Urbanismo e demais entidades ligadas ao tema.

1 COMENTÁRIO

  1. De tantas ideias e projetos , este é muito especial, pois as crianças não entram nas casas noturnas, mas…. tem muito adulto por aí, lá pelo Centro Cívico que precisa usar fraldas, uma vez que já estão “cagando” demais ma gestão pública.
    Este objeto de higiene pessoal deveria estar com os devidos fraldários no prédio públicos, pois por lá existe muito consumo do material.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui