O capitão Jair Bolsonaro, deputado federal e candidato a presidente da República, deve anunciar nesta quarta-feira (18) o candidato a vice-presidente em sua chapa. Será o general a reserva Augusto Heleno, filiado ao nanico PRP, para se somar ao também nanico PSL do presidenciável. Será uma chapa pura, não no sentido partidário, mas no militar.
Heleno ainda não confirmou, publicamente, ter aceitado convite de Bolsonaro, seu ex-cadete quando ambos integravam os quadros da ativa do Exército Brasileiro.
A opção pelo general se deu após Bolsonaro fracassar na tentativa de ter o senador Magno Malta, do Espírito Santo, como seu vice. Malta é do PR, partido que vem negociando apoio a Ciro Gomes e, nos estados, com candidatos a governador de conveniência.
O general Augusto Heleno comandou as tropas do Brasil no Haiti e foi também comandante militar da Amazônia. Indagado sobre sua indicação, o general respondeu como soldado: “Estou pronto para cumprir a missão cumprir a missão caso seja designado, como sempre fiz na minha vida.”