O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quarta-feira (27) em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na TV Bandeirantes, que não houve ditadura no Brasil e que é preciso “conhecer a verdade”.
“Temos de conhecer a verdade. Regime nenhum é uma maravilha. E onde você viu uma ditadura entregar o governo de forma pacífica? Então não houve ditadura”.
O presidente disse ainda que o governo militar “teve alguns probleminhas”, mas serviu como obstáculo para que o Brasil não seguisse para o socialismo. “Não foi uma maravilha. Regime nenhum. Qual casamento é uma maravilha? Se esse pessoal que no passado tentou chegar ao poder usando as armas e que hoje estão presos, se esse pessoal tivesse ganho aquela guerra, imagina como estaria o Brasil?”, questionou.
Na última segunda-feira, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que sejam feitas comemorações em unidades militares em referência a 31 de março de 1964, data que marca o golpe que deu início à ditadura militar no Brasil.
Nesta quarta, a juíza federal Irani Silva da Luz, da 6.ª Vara Cível em Brasília, deu cinco dias de prazo para que a União e o presidente Bolsonaro se manifestem sobre ação que tenta proibir quartéis, em caráter liminar, de festejar o aniversário de 55 anos do golpe militar. (As informações são da Folha de S.Paulo)
Zangado, “venezualização”? Você tem menos de 30 anos ou não tem memória? Os militares, depois de comprovada sua incapacidade de governar, entregaram o país com uma hiper-inflação que beirou os 100% ao mês, falta de produtos nos mercados, produtos como arroz, óleo, feijão, açúcar, etc., eram limitados, não podia comprar mais do que dois ítens de cada produto… quando o Brasil mais se pareceu com o que hoje é a Venezuela que vocês pintam como se estivessem preocupados com os venezuelanos? Preciso responder para você Zangado? Ou é muita falta de informação ou falta de noção ou pode ser hipocrisia da sua parte!
Como tem gente com caráter duvidoso…. Será que esqueceram do AI 1, 2,3,4,5,.;;;;; e o Decreto 477…. o DOPS, o COI….. as Operação militares…o Rio Centro… e os Jornais da época, colocando receita de bolo na primeira pagina… e os desaparecidos ??? … Olha…as Forças Armadas somente tiveram uma ação militar, foi contra o povo brasileiro…as operação de Paz da Onu…. não conta…. Então …este conceito de RESERVA não existe… são aposentados no auge da forma fisica e que agora estão disputando os cargos comissionados…. já são ministros, presidentes de autarquias….
Os militares entregaram aos civis um país quebrado, sob tutela do FMI e com hiperinflação. Aos mais novos que não viveram isso e aos mais velhos sem memória, recomendo pesquisar jornais de 1984, 1985, por aí. Idealizar o passado não ajuda em nada a resolver os problemas do presente.
Fazer o que…. No Enem teremos questões negando a realidade
No planalto temos aluno ruim de história
No Brasil teremos um monte de jovens repetindo coisas desconexas e repetindo mantras da extrema direita e atirando nos amigos…. Caso os pais bolsonaristas não se conscientizem imediatamente do que promoveram ao país…
Melhor cada um de nós falar com as crianças seriamente, senão teremos outros ” pseudo heróis” como o do filme 22 de julho, protagonizado na Escandinávia
Não foi golpe, foi intervenção das forças armadas, com amplo apoio da sociedade, contra a implantação de regime comunista que levaria à atual “venezuelização” da pátria. A verdade histórica deve ser conhecida é compreendida no seu contexto.