(com a BBC Brasil) – O deputado Jair Bolsonaro, conservador e membro da “bancada da bala” na Câmara, é o presidenciável que sempre aparece em segundo lugar em pesquisas de intenções de voto. Segundo o Datafolha, 16% dos eleitores votariam nele. À sua frente está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 36%, e atrás, Marina Silva (Rede), com 14%.
Neste cenário, um detalhe tem chamado a atenção de analistas e cientistas sociais: 60% dos eleitores de Bolsonaro têm entre 16 e 34 anos. Desses, 30% têm menos de 24 anos. O percentual é significativo quando comparado com a atração ao público jovem de seus principais concorrentes: 45% dos que disseram votar em Lula têm menos de 34 anos. Entre os que preferiram Marina, 49% estão nessa faixa etária.
Por que parte da juventude apoia de maneira apaixonada um ex-militar cuja atuação em seus 26 anos de Congresso (sete mandatos) vinha tendo pouco brilho?
Um consenso entre pesquisadores ouvidos pela BBC Brasil é de que Bolsonaro é um dos principais atores políticos nas redes sociais – e que parte de sua força entre jovens pode derivar desse fato. O perfil do político tem 4,7 milhões de seguidores.
Entre seus adversários na corrida presidencial, Lula tem 3 milhões, João Doria, 2,9 milhões. Marina tem 2,3 milhões.
A questão de fundo é quem é o anti-Lula .Motivos são vários. observo que o estilo truculento faz sucesso. O collor era assim . O método do bateu-levou cola nas personalidade que hoje em dia fazem da mesma forma em seus cotidianos. Ou seja, quem tem personalidade autoritaria e baixa capacidade de analise tende a aderir . Outra coisa é a falência das lideranças pseudo-democráticas tipo marina , a galera do psdb e o pessoal de SP de todos os partidos. Por isso ninguém põem o fhc num palanque pois alem de lider do povo que cabe numa Kombi , seu papo e chatíssimo e fora da realidade. .E a marina continua desfocada e sem noção do momento em que vivemos. Fora os oportunistas de sempre, que sempre aderem ao time que pode vencer e depois vender, há como em 1989 um desejo profundo de mudança que é o que acontece neste momento. Vou aguardar um posição do bolsonaro numa questão importante, sem ser somente ser anti-PT, como por exemplo agora neste escãndalo da globo pagando propinas no exterior pra ver ser o Tarzan , não é Jane. Ou entao vamos ver seus apoiadores, defendendo a picaretagem. O oposto disso sertia o huck que é mais do mesmo , alem de funcionário da globo, o que agora depõem contra.