Beto Richa saiu do governo e daí “deu nisso”

Pouco mais de um mês após deixar o governo, Beto Richa deve estar amargando o pior de seus arrependimentos. Embora já fosse previsível que os ceus cairiam sobre sua cabeça tão logo renunciasse ao cargo, dado o número e a gravidade dos casos de corrupção que o envolviam pessoalmente, a sua administração e a família, ele decidiu ainda assim se aventurar na candidatura do Senado. Sabia que perderia o foro privilegiado e que correria o risco, tornando-se “cidadão comum”, de responder por seus atos e omissões perante a justiça de primeira instância.

Com perdão do trocadilho, “deu nisso”! O comprometedor áudio gravado de uma conversa do seu assessor de maior confiança, Deonilson Roldo, com um empreiteiro que ele pretendia ver fora da licitação da PR-323, jogou Beto Richa diretamente nas mãos de Sergio Moro – o mais temível juiz de primeira instância que, entre outras “vítimas”, já tem no currículo a condenação à prisão até mesmo do mais popular de todos os ex-presidentes que a República já teve, Lula da Silva.

Não rodou para a mesa de Moro por simples voluntarismo do magistrado, mas porque o STJ já havia remetido à 13.ª Vara Criminal – que Moro chefia – o inquérito que incluía a delação do ex-executivo da Odebrecht Benedicto Junior segundo a qual a empreiteira tinha feito repasses à campanha de reeleição de Richa em 2014 no valor inicial de R$ 2,5 milhões. E, com esta doação, obtido o “compromisso” de ganhar a concessão da PR-323. Este “compromisso” do governo com a Odebrecht foi confirmado por Deonilson Roldo na conversa que teve com Pedro Rache, o presidente da construtora Contern (do grupo Bertin).

As pontas se ligaram, as peças do puzzle se encaixaram, o fio da meada foi encontrado. Daí a determinação que o juiz Sergio Moro expediu neste sábado (12) para que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal se empenhem na apuração de todos os fatos. O que pode levar Beto Richa a sentar-se no banco dos reus e até mesmo ser impedido de registrar a candidatura ao Senado.

Ainda que a licitação vencida pela Odebrecht tenha sido anulada, ainda que a duplicação e a concessão da rodovia não tenham saído do papel, ainda que a “compensação” que o grupo Bertin receberia da Copel para sair da concorrência não tenha se concretizado – a gravação em posse da força-tarefa da Lava Jato tem todos os ingredientes para a caracterização de um crime. É por este ponto que Sérgio Moro se interessa.

Se Beto Richa pudesse voltar a fita, certamente ele estaria ainda abancado no gabinete do 3.º andar do Palácio Iguaçu. E o inquérito que tramitava tão lentamente no STJ não o alcançaria antes do término do seu mandato. Ganharia pelo menos mais nove meses de fôlego e poder para influir sobre seus próprios destinos.

Se arrependimento matasse não precisaria hoje exclamar: “deu nisso!”

 

 

11 COMENTÁRIOS

  1. “o mais temível juiz de primeira instância “… me engana que eu gosto COntraPonto… o temido juiz liberou a mulher do cunha e vazou audio que não podia pra comprometer a Dilma e o Lula. da ole pra quem entregar o Lula e so isso .

    Pergunta pro Tacla Duran o que ele acha deste juiz temido? O moro não tem coragem de perguntar.

    Dito isso , so mesmo no PR se acreditava que o psdb ia roubar pouco. Sem roubo, os tucanos não sobrevivem. SP mostra e o PR vai no caminho.

    Falta a justiça querer correr atras mas se correr o gilmar e o careca garantem o resultado.

  2. Só acaba quando a imputação chegar em alguém do judiciário. Acaba sem solução, como sempre.
    Quem será o relator desse processo na instância superior especial? Nunca acaba meu Deus? Quem vai parar isso?? Ou melhor, aonde isso chega?

  3. OS HOMENS PÚBLICOS NA ATUALIDADE PENSAM QUE O MUNDO, QUE A MORDOMIA NUNCA VAI ACABAR.
    BETO RICHA, DEONILSO E DEMAIS ASSECLAS DO PIOR GOVERNO DA HISTÓRIA DO PARANÁ SE ACHAM!! PENSAM QUE SUAS MAZELAS NUNCA SERIA DESCOBERTAS.
    AGORA A CASA CAIU!! SERGIO MORO VAI PRENDER TODA ESSA TURMA! A QUESTÃO JURÍDICA DE QUE A MATÉRIA DEVE SER ENVIADA A JUSTIÇA EÇEITORAL É DE FRAGILIDADE PUERIL, PORTANTO: LULA PODERÁ TER COMPANHIA NOS PRÓXIMOS DIAS.

  4. Mais um golpe em cima do nosso futuro senador! Aguenta firme, Beto! Vc foi o melhor governador de toda a história do PR! Sabemos de sua honestidade! Isso é muita perseguição!

  5. Pode ser que o judiciário resolva fazer uma média usando o Richa pra compensar a falta de tucanos mais graúdos na cadeia. Não querem pegar o Aécio e muito menos o Alkmin, então…

  6. Se ninguém segurar a vaca pela corda, já era. Vai pro brejo. E, pelo jeito e histórico de Beto Richa, ela esta pra desembestar de vez.
    É o cheque de gestão!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui