Pouco mais de um mês após deixar o governo, Beto Richa deve estar amargando o pior de seus arrependimentos. Embora já fosse previsível que os ceus cairiam sobre sua cabeça tão logo renunciasse ao cargo, dado o número e a gravidade dos casos de corrupção que o envolviam pessoalmente, a sua administração e a família, ele decidiu ainda assim se aventurar na candidatura do Senado. Sabia que perderia o foro privilegiado e que correria o risco, tornando-se “cidadão comum”, de responder por seus atos e omissões perante a justiça de primeira instância.
Com perdão do trocadilho, “deu nisso”! O comprometedor áudio gravado de uma conversa do seu assessor de maior confiança, Deonilson Roldo, com um empreiteiro que ele pretendia ver fora da licitação da PR-323, jogou Beto Richa diretamente nas mãos de Sergio Moro – o mais temível juiz de primeira instância que, entre outras “vítimas”, já tem no currículo a condenação à prisão até mesmo do mais popular de todos os ex-presidentes que a República já teve, Lula da Silva.
Não rodou para a mesa de Moro por simples voluntarismo do magistrado, mas porque o STJ já havia remetido à 13.ª Vara Criminal – que Moro chefia – o inquérito que incluía a delação do ex-executivo da Odebrecht Benedicto Junior segundo a qual a empreiteira tinha feito repasses à campanha de reeleição de Richa em 2014 no valor inicial de R$ 2,5 milhões. E, com esta doação, obtido o “compromisso” de ganhar a concessão da PR-323. Este “compromisso” do governo com a Odebrecht foi confirmado por Deonilson Roldo na conversa que teve com Pedro Rache, o presidente da construtora Contern (do grupo Bertin).
As pontas se ligaram, as peças do puzzle se encaixaram, o fio da meada foi encontrado. Daí a determinação que o juiz Sergio Moro expediu neste sábado (12) para que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal se empenhem na apuração de todos os fatos. O que pode levar Beto Richa a sentar-se no banco dos reus e até mesmo ser impedido de registrar a candidatura ao Senado.
Ainda que a licitação vencida pela Odebrecht tenha sido anulada, ainda que a duplicação e a concessão da rodovia não tenham saído do papel, ainda que a “compensação” que o grupo Bertin receberia da Copel para sair da concorrência não tenha se concretizado – a gravação em posse da força-tarefa da Lava Jato tem todos os ingredientes para a caracterização de um crime. É por este ponto que Sérgio Moro se interessa.
Se Beto Richa pudesse voltar a fita, certamente ele estaria ainda abancado no gabinete do 3.º andar do Palácio Iguaçu. E o inquérito que tramitava tão lentamente no STJ não o alcançaria antes do término do seu mandato. Ganharia pelo menos mais nove meses de fôlego e poder para influir sobre seus próprios destinos.
Se arrependimento matasse não precisaria hoje exclamar: “deu nisso!”
“o mais temível juiz de primeira instância “… me engana que eu gosto COntraPonto… o temido juiz liberou a mulher do cunha e vazou audio que não podia pra comprometer a Dilma e o Lula. da ole pra quem entregar o Lula e so isso .
Pergunta pro Tacla Duran o que ele acha deste juiz temido? O moro não tem coragem de perguntar.
Dito isso , so mesmo no PR se acreditava que o psdb ia roubar pouco. Sem roubo, os tucanos não sobrevivem. SP mostra e o PR vai no caminho.
Falta a justiça querer correr atras mas se correr o gilmar e o careca garantem o resultado.
Se mexerem com Beto, no dia seguinte, o PR para! Vms todos pra rua! Diga não ao golpe!
Só acaba quando a imputação chegar em alguém do judiciário. Acaba sem solução, como sempre.
Quem será o relator desse processo na instância superior especial? Nunca acaba meu Deus? Quem vai parar isso?? Ou melhor, aonde isso chega?
Mas talvez isso tudo acabe não sendo bom pra Dona Cida na sequência. A conferir.
A antenada deve morar em Assunção, capital do Paraguai, Só pode. Só rindo. kkkkk
OS HOMENS PÚBLICOS NA ATUALIDADE PENSAM QUE O MUNDO, QUE A MORDOMIA NUNCA VAI ACABAR.
BETO RICHA, DEONILSO E DEMAIS ASSECLAS DO PIOR GOVERNO DA HISTÓRIA DO PARANÁ SE ACHAM!! PENSAM QUE SUAS MAZELAS NUNCA SERIA DESCOBERTAS.
AGORA A CASA CAIU!! SERGIO MORO VAI PRENDER TODA ESSA TURMA! A QUESTÃO JURÍDICA DE QUE A MATÉRIA DEVE SER ENVIADA A JUSTIÇA EÇEITORAL É DE FRAGILIDADE PUERIL, PORTANTO: LULA PODERÁ TER COMPANHIA NOS PRÓXIMOS DIAS.
Mais um golpe em cima do nosso futuro senador! Aguenta firme, Beto! Vc foi o melhor governador de toda a história do PR! Sabemos de sua honestidade! Isso é muita perseguição!
Pode ser que o judiciário resolva fazer uma média usando o Richa pra compensar a falta de tucanos mais graúdos na cadeia. Não querem pegar o Aécio e muito menos o Alkmin, então…
Se ninguém segurar a vaca pela corda, já era. Vai pro brejo. E, pelo jeito e histórico de Beto Richa, ela esta pra desembestar de vez.
É o cheque de gestão!!
Imagina! Quer coisa melhor que tucano na mão do Moro. Aposto q não dá em nada!
O tempo foi o senhor da razão.