O Banco Central (BC) editou resolução permitindo que instituições financeiras alterem seu horário de atendimento enquanto durar a pandemia do coronavírus Covid-19. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23) e já está valendo.
“Assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19)”, diz a resolução.
Pelo texto, as instituições financeiras não precisarão mais anunciar as mudanças no horário de atendimento com, no mínimo, 30 dias de antecedência. As agências ficam dispensadas de cumprir o horário mínimo de expediente para o público de cinco horas diárias ininterruptas e do atendimento obrigatório no período de 12 horas às 15 horas.
O BC determina que as instituições fixem o aviso de mudanças em local visível em suas dependências, bem como comuniquem os clientes, pelos demais canais de atendimento disponíveis, sobre o horário de atendimento.
Ainda segundo a resolução, os avisos devem informar eventuais limitações da quantidade de clientes e usuários ou outras condições especiais de acesso às insitituições como forma de evitar aglomeração de pessoas. (Do G1).