Banco reduz recomendação da Sanepar

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Informa o portal Infomoney que o Bradesco BBI reduziu a recomendação para a unit (ativos mobiliários compostos) da estatal paranaense de saneamento Sanepar de neutra para underperform (desempenho abaixo da média do mercado), com preço-alvo de R$ 22, uma queda de 3% em relação ao fechamento de R$ 22,65 da véspera.

Em um relatório bastante enfático, os analistas apontam que a agência reguladora estadual Agepar está a um passo de tornar a Sanepar “ininvestível”, destacando que a proposta de revisão de 2021 convenientemente busca alterar certas regras, destacando o risco de regulamentação com base no estado, “uma dor histórica para o Paraná que pensávamos ser coisa do passado”.

A Sanepar pode perder o benefício fiscal dos proventos de juros sobre o capital próprio, além de ver o  IGP-M sendo substituído pelo IPCA para atualização do valor de ativos de base regulatória (RAB, na sigla em inglês). Além disso, apontam os analistas, a Agepar decidiu recentemente que poderia reavaliar totalmente o RAB duas vezes, um risco único entre as concessionárias listadas, apontam.

Em 29 de dezembro, o regulador estadual decidiu reduzir pela metade o reajuste tarifário anual de 2020 para 5,11% (de 9,62%) e aplicá-lo em fevereiro de 2021, representando apenas o repasse aos consumidores finais da inflação dos últimos 12 meses + mudanças no custo não controlável, excluída a 4ª parcela do diferimento da revisão de 2017.

A Agepar destacou que a receita perdida de 2020 será incluída para análises como parte da revisão tarifária periódica de 2021 da estatal de saneamento.

Devido às decisões da Agepar, o Bradesco já havia rebaixado recentemente a recomendação da Sanepar de outperform (expectativa de valorização acima da média do mercado) para neutra (expectativa de valorização dentro da média do mercado). Agora, com a avaliação de que o regulador estadual está próximo a fazer com que se torne impossível de investir na Sanepar, reduziu novamente a recomendação. (Do Infomoney).

 

Deixe uma resposta