Representantes da entidade Advogados pela Democracia vão entregar nesta quarta-feira (28) ao Ministério Público, denúncias sobre atos contra a caravana de Lula pelo Brasil na região sul do país.
São vídeos com cenas de apedrejamento, fogo e obstrução nas estradas para impedir a passagem da caravana, fotos de postagens com ameaças de morte a Lula, crimes de lesões corporais contra militantes, cerceamento do direito de ir e vir de Lula e de militantes.
Na tarde desta terça-feira (27), em Laranjeiras do Sul, dois dos três ônibus da caravana de Lula foram atingidos por quatro tiros na noite desta terça-feira (26), no Paraná. Um dos veículos, que era ocupado por jornalistas e era o último do comboio, teve duas perfurações na lataria —dos dois lados. Outro tiro atingiu um dos vidros. Ninguém ficou ferido.
Também há injúrias e postagens criminosas em grupos de Whatsapp, a respeito das quais se pedirá ao Ministério Público a identificação dos autores a partir dos números de telefone.
A entrega da representação criminal será às 10h no Centro de Apoio Operacional de Proteção (CAOP) aos Direitos Humanos do Paraná, diretamente ao procurador de justiça do Paraná, Olympio Sotto Maior Neto.