Associação vai à Justiça para que supermercados possam abrir nos fins de semana

A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) informou nesta sexta-feira (21) que entrou com um mandado de segurança para tentar rever a decisão da Prefeitura de Curitiba, que nesta semana publicou o decreto municipal nº 890, que implementou novas medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, entre elas o fechamento dos supermercados nos fins de semana (sábados e domingos) e a restrição do horário de funcionamento desses estabelecimentos, das 6 às 21 horas.

Em nota à imprensa, a Apras disse que está buscando o diálogo com os órgãos competentes para “apresentar os argumentos e solicitar a revisão do decreto em benefício do bem-estar e segurança dos consumidores e colaboradores, porém sem respostas efetivas”. Ainda segundo a Associação, o mandado de segurança se fez necessário diante da preocupação “com as consequências das decisões [do município] e prevendo situações caóticas”, como aglomerações.

Em resposta ao mandado, a Justiça determinou que a Prefeitura Municipal de Curitiba se manifeste em até 72 horas, prazo que ultrapassa o próximo fim de semana. Ainda assim, a Apras destacou que irá orientar o setor a cumprir a determinação da Prefeitura de Curitiba, “assim como sempre fizemos desde o início da pandemia”, mas ressalta que a negativa irá prejudicar diretamente a população.

“A Apras esclarece que a experiência adquirida nesta pandemia mostra que a ampliação dos horários ajuda a distribuir os clientes no decorrer dos dias da semana. Além disso, as pessoas que trabalham durante a semana, não terão nenhum dia viável para fazer as suas compras essenciais”, argumenta ainda a Associação.(Do portal Bem Paraná).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui