Assembleia paulista vai homenagear Pinochet

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), segundo informações do G1 marcou um ato solene em homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet. O pedido foi feito pelo deputado estadual Frederico D´Ávila (PSL). O evento está na agenda oficial da Alesp e será realizado no dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Eleito em 2018 com 24.470 votos, D’Ávila é ruralista e participou da criação do plano de governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a área. Antes, foi assessor especial de Geraldo Alckmin (PSDB) no governo de São Paulo.

Durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), cerca de 3,2 mil pessoas foram mortas por agentes do estado chileno, das quais mais de 1,1 mil ainda estão desaparecidas. E outras 40 mil foram presas e torturadas por razões políticas.

Pinochet morreu em 2006 quando respondia a três processos judiciais por acusações sobre violações de direitos humanos em seu governo e sonegação de impostos. Ele chegou a ser preso no fim da vida no Reino Unido, para onde fugiu em meio às acusações que sofria no Chile.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui