As ofertas de telemarketing para idosos

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Por Cláudio Henrique de Castro – No estado de São Paulo está para ser sancionada lei estadual que trata de dois graves problemas que atingem os consumidores mais vulneráveis: o assédio promovido pelas ligações insistentes de telemarketing; e a oferta irresponsável e antiética de empréstimos praticada por instituições financeiras e correspondentes bancários.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC formulou carta aberta ao governador paulista para sancionar o projeto de lei que proíbe tais práticas abusivas.

O projeto de lei proíbe as instituições financeiras, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil, diretamente ou por meio de interposta pessoa física ou jurídica, de celebrar contratos de empréstimo de qualquer natureza que não tenham sido expressamente solicitados pelos beneficiários a aposentados e pensionistas através de ligação telefônica.

Ainda, prevê que a celebração de empréstimos de qualquer natureza com aposentados e pensionistas de que trata este artigo deve ser realizada mediante a assinatura de contrato com apresentação de documento de identidade idôneo, não sendo aceita autorização dada por telefone e nem a gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência.

Se a lei for sancionada as instituições financeiras, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil poderão disponibilizar canal gratuito telefônico para que aposentados e pensionistas solicitem a contratação de empréstimos de qualquer natureza, ocasião em que deverão ser previamente esclarecidos sobre todas as condições de contratação a ser realizada.

Em caso de descumprimento das normas é prevista a multa de 58 mil reais podendo o valor ser cobrado em dobro, em caso de reincidência.

Caso seja sancionada a lei, o Estado de São Paulo dará um grande passo para a proteção de aposentados, pensionistas, idosos e vulneráveis.

Enquanto isso, outros estados da federação assistem a banda passar, e o Congresso Nacional sequer pensa em enfrentar os bancos e as instituições financeiras nesse assunto.

1 comentário em “As ofertas de telemarketing para idosos”

Deixe uma resposta