O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve na última terça-feira (21) no aniversário do deputado federal paranaense Zeca Dirceu (PT), filho do ex-ministro José Dirceu. Lira chegou tarde no restaurante Tia Zélia, em Brasília, não jantou, mas tirou foto com o aniversariante.
Os analistas políticos no Congresso Nacional fizeram duas interpretações sobre o movimento de Lira. A primeira é que o presidente da Câmara dos Deputados quer pontes com o petismo, e a segunda, mais pragmática, é que Lira já se articula para a reeleição à presidência do legislativo federal em 2023.
A passagem de Lira pelo evento surpreendeu alguns dos presentes. “A gente se conhece desde 2011, chegamos juntos na Câmara”, disse Zeca Dirceu, um dos petistas que defendeu o apoio ao presidente da Câmara quando este ainda era candidato.
O restaurante Tia Zélia, local do jantar de aniversário, é um dos preferidos pelos petistas, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que costuma elogiar a comida. A dona do lugar é apoiadora de Lula.
Lira tem feito reuniões com as bancadas de esquerda da Câmara dos Deputados na residência oficial da presidência do legislativo.