Na estreia da propaganda eleitoral gratuita na televisão, no início da tarde desta sexta-feira (9), dez dos 12 candidatos à Prefeitura de Curitiba com direito ao tempo de exibição preocuparam-se, basicamente, em se apresentar ao eleitor. Não houve qualquer confronto, ataque ou denúncia e a tônica foi o desfile de imagens bem feitas em diferentes cenários da cidade.
Rafael Greca (DEM), que concorre à reeleição e que dispõe do maior tempo (3 minutos e 16 segundos), foi o único a não se apresentar, preferindo mostrar que “é bom continuar”. A maior parte do programa de Greca foi dedicado à luta contra a pandemia da covid-19, destacando que Curitiba soube vencer o mal. Para o atual prefeito,os curitibanos ficaram mais próximos do que antes do coronavírus.
João Arruda, do MDB, com tempo de 46 segundos, abriu o programa eleitoral. Apresentou-se aos eleitores e prometeu “soluções modernas para problemas antigos”.
Em seguida, Fernando Francischini, do PSL, com 1 minuto e 58 segundos, começou falando da pandemia, realçando que a cidade enfrentou o problema “com arrogância” e que pagou um duro preço por isso. Depois, apresentou a mulher, Flávia, para quem o candidato é o mais preparado para administrar Curitiba.
Paulo Opuszka, do PT, por sua vez, mostrou em 1 minuto e quatro segundos, trabalhadores em várias situações e atividades, criticou a concentração de riqueza nas mãos de poucos e lançou um mote: “partiu fazer a Curitiba que cuida da gente”.
O Professor Mocellin (PV), com nove segundos, teve tempo apenas para dizer quem é e que vai fazer uma cidade mais sustentável.
Carol Arns, do Podemos, apareceu ao piano executando o Hino de Curitiba e mostrou a família, em 23 segundos.
Camila Lanes (PCdoB), com tempo de 16 segundos, enfatizou que “o futuro se constrói agora” e prometeu transformar Curitiba em modelo em educação.
Enquanto isso, Goura (PDT), em 36 segundos, explicou o que entende por política e lançou o desafio de uma outra Curitiba.
A candidata do PL, Christiane Yared, exibiu em 50 segundos um álbum de fotos da família e afirmou que vai fazer “uma Curitiba cidadã”.
Quem encerrou o primeiro programa foi o Dr. João Guilherme do Novo (tempo de 19 segundos), para quem “o Novo é novo mesmo”. Ele prometeu devolver a esperança a Curitiba.
As candidatas Letícia Lanz (Psol) e Marisa Lobo (Avante) tinham direito ao horário eleitoral gratuito mas não apareceram.