O governador do Paraná, Ratinho Junior, participou nessa segunda-feira (2), em Cascavel, do lançamento da pedra fundamental de duas obras rodoviárias viabilizadas com apoio financeiro da margem brasileira da Itaipu. Os investimentos somam mais de R$ 186 milhões. O diretor técnico executivo da binacional, Celso Torino, representou o diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira.
A primeira obra é a duplicação de um trecho de 5,81 quilômetros da BR-277, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal e o terminal da Ferroeste, por onde passam cerca de 5 mil veículos por dia. Também estão previstas a pavimentação de uma via marginal da rodovia, com extensão de 1,56 quilômetro, e a execução de dois viadutos. As obras foram licitadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sub-rogadas ao DER-PR e devem ser concluídas até setembro de 2022. São mais de R$ 85 milhões em investimentos neste projeto, incluindo supervisão, desapropriações e outros custos.
A segunda obra é a duplicação integral do Contorno Oeste, conectando as rodovias BR-277 (ligação com Foz do Iguaçu) e BR-163 (Toledo e Sudoeste do Estado), com 14,28 quilômetros de extensão, e a construção de um acesso à Avenida Brasil, na altura do Bairro Santo Inácio, com 4,7 quilômetros – totalizando 19,07 quilômetros. As obras também já foram licitadas pelo Dnit, sub-rogadas ao DER-PR, com prazo previsto de conclusão de 31 meses. Os investimentos totais são de R$ 101,5 milhões, incluindo supervisão, desapropriações e outros custos.
Ratinho Junior agradeceu o apoio de Itaipu, lembrando que a empresa tem papel relevante “não só pela geração de energia, mas na colaboração para o desenvolvimento do Paraná”. O governador também destacou a importância de organizar a infraestrutura do Estado para a atração de investimentos. E citou obras financiadas pela binacional, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. “Queremos fazer do Paraná a central logística da América do Sul”, afirmou.
O diretor Celso Torino observou que, ao cruzarem centros urbanos, trechos não duplicados de rodovias atrapalham o fluxo de veículos e geram riscos para motoristas e pedestres. “É o que acontece aqui em Cascavel”, pontuou. O acesso ao Show Rural Coopavel, por exemplo, principal evento do agronegócio da América Latina, realizado anualmente, está localizado no trecho a ser duplicado da BR-277. “As obras de duplicação propostas neste convênio com o governo do Paraná resolverão esse problema, com a vantagem de não encarecer a tarifa de pedágio nas concessões que se aproximam”, disse Torino.
Em relação ao Contorno Oeste, Torino lembrou que o tráfego de veículos pesados é intenso na região, especialmente para o transporte da produção agropecuária. “O objetivo da Itaipu ao apoiar esta obra é possibilitar que o Contorno Oeste continue a prestar importante serviço de escoamento de produtos, sem representar um gargalo para o trânsito em Cascavel”, disse. Ele completou: “A fluidez no tráfego é importante, mas, mais do que isso, estamos falando também de melhorar a segurança de todos que transitam pelo Contorno Oeste. E nada vale mais a pena do que ajudar a preservar vidas”.
Acompanharam as cerimônias o prefeito de Cascavel e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Leonaldo Paranhos; o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex; o secretário de Administração Pública e Previdência, Marcel Micheletto; o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti; deputados estaduais, prefeitos da região, vereadores e outras autoridades. Leonaldo Paranhos destacou o apoio da binacional e do governo do Estado aos municípios da região, ao financiar obras que há muito eram reivindicadas, e agradeceu em nome dos prefeitos e moradores. “São bandeiras que muitas vezes imaginávamos que não seriam mais possíveis”, declarou.
Pacote de obras – Os investimentos em Cascavel integram um amplo pacote de obras estruturantes financiadas por Itaipu na região Oeste do Estado, que já somam mais de R$ 2,5 bilhões. Entre elas, a nova ponte internacional entre Brasil e Paraguai, a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) e a ampliação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A empresa também vai modernizar o sistema de transmissão de Furnas.
Destacam-se ainda a construção do contorno de Guaíra (com 4,6 quilômetros de extensão), a modernização da Ponte Ayrton Senna (que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul), a implantação de trecho da BR-487 (Estrada Boiadeira), que integrará a futura Rota Bioceânica, e melhorias no aeroporto de Cascavel.
Os recursos foram viabilizados a partir de um novo modelo de gestão da empresa, implantado em 2019, pautado pelas boas práticas de administração pública, austeridade e transparência, conforme orientação do governo federal. As obras também estão de acordo com a missão institucional e os objetivos estratégicos da Itaipu, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável de Brasil e Paraguai. (Da Itaipu Binacional).